A história do mar que se abriu! A travessia do mar vermelho - Pré - aula e subsidio - Maternal de 3 e 4 anos - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia.


Lição







Pré - aula: 





Subsidio:

Ideias para o ensino: 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Introdução
Quando você vai viajar, o que leva na sua mala? (Deixe as crianças responderem). Vamos fazer uma brincadeira.
Brincadeira: Coloque objetos numa mala de viagem; mantenha-a fechada e vede os olhos de algumas crianças, que terão que acertar, através do tato, que objetos são aqueles.
(Professor, recorde com os alunos a preparação do povo para deixar o Egito.


Título da Lição: 


Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Objetivo: Levar a criança a descansar em Deus diante das crises.


 Momento do louvor 
 Cante:





Para guardar no coração:



O Senhor lutará por vocês.Êxodo 14.14.





Recursos visuais: 
Fazer uma maquete do mar vermelho e o povo atravessando...
Cenário: Fazer um cenário do mar vermelho bem grande(2metros), coloque uma criança representando Moisés e junto com as outras crianças encenam a travessia do povo de Israel pelo mar vermelho.
Aqui está um exemplo para você fazer o seu mar vermelho: esse encontrei na net...




Recriem a cena do mar vermelho e o povo saindo do Egito. Imaginem o mar abrindo e o povo passando no meio do mar com triunfo. Vocês podem marchar, numa atividade bem lúdica. A ideia é criar um ambiente para as crianças se imaginarem na cena.

Você pode levar dois lençóis azuis para fazer o mar, de maneira que quatro crianças, duas de cada lado façam a cena do mar abrindo, uma faça Moisés e as demais o povo. Se tivermos bastante crianças, podemos fazer ainda alguns representando os carros de Faraó! Imaginem esses carros e cavalos os perseguindo e incentive as crianças reproduzirem os sons dos mesmos com os instrumentos ou qualquer outro objeto que produza sons semelhantes

Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Êxodo – Capítulo 14. 1 - 31
1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar.
3 Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou.
4 Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram.
5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir?
6 E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo;
7 e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles.
8 Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente.
9 Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.
10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?
12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.
13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.
14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
17 Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos;
18 e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavalarianos.
19 Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles,
20 e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se.
21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.
22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.
23 Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar.
24 Na vigília da manhã, o SENHOR, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios;
25 emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o SENHOR peleja por eles contra os egípcios.
26 Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos.
27 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derribou os egípcios no meio do mar.
28 E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou.
29 Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda.
30 Assim, o SENHOR livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
31 E viu Israel o grande poder que o SENHOR exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo.

A Travessia do Mar Vermelho

Uma sugestão bem legal para ensinarmos sobre a Travessia de Moisés e o povo de Deus pelo Mar Vermelho.
Para que os bonequinhos fiquem em pé na travessia do mar vermelho podem ser fixados rolinhos de papel higiênico atrás.











MAIS IDÉIAS PARA O ENSINO: Livres do Egito! (A travessia do mar vermelho)












Recursos visuais:


 














Atividades:

Clique nas imagens para aumentar (+)

Para colorir:



















Lembrancinhas:



Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


 Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog