A História das sementinhas: Semeador: Pré - aula e subsidio - Maternal de 3 e 4 anos - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia
Subsidio:
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Título da Lição:
Objetivo:
Que a criança se disponha a receber a palavra de Deus e a dar - lhe lugar na vida para que produza os devidos frutos.
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Título da Lição:
Objetivo:
Que a criança se disponha a receber a palavra de Deus e a dar - lhe lugar na vida para que produza os devidos frutos.
Sugestão de vídeo:
Pré - aula:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Para guardar no coração:
Versículo:
Versículo:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Marcos – Capítulo 4. 1 -20
1 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia.
Marcos – Capítulo 4. 1 -20
1 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia.
2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.
3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.
5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.
6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.
6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.
7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto.
8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.
9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas.
11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,
12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?
14 O semeador semeia a palavra.
15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.
16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.
17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra,
19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Recursos visuais:
Cenário
9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas.
11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,
12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?
14 O semeador semeia a palavra.
15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.
16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.
17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra,
19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Recursos visuais:
Cenário
Material Utilizado:
01 Caixinha de Leite vazia;
01 Pistola de cola quente;
1/2 Folha de papel cartão verde;
02 Olhinhos
TNT Colorido;
01 Pedaço de papel amarelo (tipo madeira);
Pedaços de papelão;
Areia, pedra, matinho;
Pedações de E.V.A e
Marcador Permante.
Visão do Cenário (Montado em duas partes, com papelão e colado por cima o papel cartão).
01 Caixinha de Leite vazia;
01 Pistola de cola quente;
1/2 Folha de papel cartão verde;
02 Olhinhos
TNT Colorido;
01 Pedaço de papel amarelo (tipo madeira);
Pedaços de papelão;
Areia, pedra, matinho;
Pedações de E.V.A e
Marcador Permante.
Visão do Cenário (Montado em duas partes, com papelão e colado por cima o papel cartão).
Observe as pedras, o matinho e a areia, e o detalhe da árvore e dos passáros feitos de tnt, a mini-montanha, as nuvens feitos de e.v.a.
O Semeador: Foi feito de caixa de leite, apenas recorte ao redor da caixa e reduzi o tamanho dele a meia caixa de leite,
colei o papel madeira amarelo para disfarça a embalagem,
vesti a roupinha no próprio corpo, cole os olhos e fazer os detalhes das sobrancelhas e boca.
Também corte em quatro partes as abas da caixa,
dando o efeito de pés para fixar o boneco.
Visão de cima do cenário.
A primeira cena do semeador.
Sugestões de atividades em classe:
colei o papel madeira amarelo para disfarça a embalagem,
vesti a roupinha no próprio corpo, cole os olhos e fazer os detalhes das sobrancelhas e boca.
Também corte em quatro partes as abas da caixa,
dando o efeito de pés para fixar o boneco.
Visão de cima do cenário.
A primeira cena do semeador.
Maquetes
1) Leve potinhos, algodão e sementes de feijão para que as crianças coloque algodão, água e sementes de feijão, e ao longo da semana que ela acompanhe os resultados.
Aplicação
Depois de aprender,chegou a hora da aplicação:
Hoje vamos fazer uma experiência muito legal.
Vamos plantar uma sementinha e cuidar para que ela
se transforme em uma linda plantinha.
Você vai precisar apenas de um copinho, um pedaço de algodão
e algumas sementes da plantinha que deseja plantar.
Se não tiver outra semente, você pode usar o feijão.
Sugestão:
Antes de transferir a plantinha para a terra, junte os amigos para que todos possam ver como estão suas plantinhas e conversar sobre o que sentiram ao cuidar de uma sementinha e vê-la crescer um pouquinho a cada dia. Quem não conseguiu ver a plantinha crescer, pode falar como se sentiu, o que acha que não deu certo, enfim, é o momento onde todos partilham a sua experiência.
Hoje vamos fazer uma experiência muito legal.
Vamos plantar uma sementinha e cuidar para que ela
se transforme em uma linda plantinha.
Você vai precisar apenas de um copinho, um pedaço de algodão
e algumas sementes da plantinha que deseja plantar.
Se não tiver outra semente, você pode usar o feijão.
1. Prepare um copinho que pode ser descartável ou mesmo um copinho de iogurte limpinho.
2. Forre com algodão e coloque um pouco de água.
3. Coloque as sementes sobre o algodão.
4. Coloque água todos os dias.
5. Os brotinhos nascem em até 5 dias.
6. Depois transfira a plantinha para a terra e continue cuidando dela.
2. Forre com algodão e coloque um pouco de água.
3. Coloque as sementes sobre o algodão.
4. Coloque água todos os dias.
5. Os brotinhos nascem em até 5 dias.
6. Depois transfira a plantinha para a terra e continue cuidando dela.
Sugestão:
Antes de transferir a plantinha para a terra, junte os amigos para que todos possam ver como estão suas plantinhas e conversar sobre o que sentiram ao cuidar de uma sementinha e vê-la crescer um pouquinho a cada dia. Quem não conseguiu ver a plantinha crescer, pode falar como se sentiu, o que acha que não deu certo, enfim, é o momento onde todos partilham a sua experiência.
Atividades
Passo a passo: aproveite para fazer essa Lembrancinha e também usar como Dinâmica na Classe.
Durante a aula, ao passar o ensinamento para a Classe, utilize
desses copinhos com "terra boa" e mostre para eles a importância de preservar a terra sempre boa para o plantio. Mostrar que somente com a terra preparada e adubada, é que temos condições para que a semente venha a crescer e dar frutos.
Durante a aula, ao passar o ensinamento para a Classe, utilize
desses copinhos com "terra boa" e mostre para eles a importância de preservar a terra sempre boa para o plantio. Mostrar que somente com a terra preparada e adubada, é que temos condições para que a semente venha a crescer e dar frutos.
Levar um pacotinho de sementes (no caso tomate pois cresce rapidinho. Plantar ali na hora, dentro do copinho, e mostrar que com o tempo essa sementinha crescerá e dará frutos.
Lembrar a eles que assim é a Palavra de Deus nos nossos corações, que é preciso a semente, que é a Palavra de Deus, cair em "terra boa" e que esteja bem escondida para germinar (dar frutos).
"Escondi a tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti."
Essa mesma sementinha que foi plantada no copinho, ficará na Classe para que eles possam acompanhar o crescimento da mesma. No próximo domingo, quando acontecerá a segunda Parábola, ela já estará bem crescidinha...
Ao término da Aula, entregue os copinhos para que todos eles possam também plantar e ver o crescimento de sua semente.
Eles deverão levar para casa e cuidar bem delas....E depois fazer um comentário.
Lembrar a eles que assim é a Palavra de Deus nos nossos corações, que é preciso a semente, que é a Palavra de Deus, cair em "terra boa" e que esteja bem escondida para germinar (dar frutos).
"Escondi a tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti."
Essa mesma sementinha que foi plantada no copinho, ficará na Classe para que eles possam acompanhar o crescimento da mesma. No próximo domingo, quando acontecerá a segunda Parábola, ela já estará bem crescidinha...
Ao término da Aula, entregue os copinhos para que todos eles possam também plantar e ver o crescimento de sua semente.
Eles deverão levar para casa e cuidar bem delas....E depois fazer um comentário.
Lembrancinhas:
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
DESPEDIDA
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
DESPEDIDA
Comentários
Postar um comentário