Aula Bíblica berçário - Deus criou o meu nariz
Esse material é para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar em casa aos pequeninos!
Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação.
Monte o cantinho da história, oração, louvor. Depois mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças e distribua os instrumentos e figuras para o louvor levando as crianças para outro canto da sala.
Cante com alegria, movimente-se, distribua figuras de louvor, use alguns instrumentos musicais.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para a criança empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
* Receba a criança amavelmente chamando-a pelo nome.
* Fale sempre que possível o versículo bíblico:
Se a criança já tiver mais que 5 meses, mostre seu rostinho no espelho e aponte seu nariz e diga: Deus fez o nariz do/da (nome da criança) porque Deus ama muito o/a (nome da criança).
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Compreender que foi o Papai do Céu quem criou o nosso nariz
Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
* Receba a criança amavelmente chamando-a pelo nome.
* Fale sempre que possível o versículo bíblico:
“[...] Deus fez todas as coisas [...]” (Jo 1.3).
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Compreender que foi o Papai do Céu quem criou o nosso nariz
Prepare as crianças para o louvor.
Momento do louvor:
Momento do louvor:
Cante:
Dê um chocalho pra ela balançar enquanto você canta.
Dê um chocalho pra ela balançar enquanto você canta.
Repita o versículo bíblico com as crianças:
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:“[...] Deus fez todas as coisas [...]” (Jo 1.3).
Nesta lição, as crianças aprenderão que Deus criou o seu narizinho. Reforçar com a criança que o Papai do Céu nos criou e teve um cuidado especial em criar cada parte do nosso corpo, é fundamental para a criança reconhecer que existe um Supremo Criador.
O olfato é um dos sentidos através do qual o bebê pode se relacionar com o meio em que está inserido. Mas os bebês ainda não têm o paladar apurado e são muito sensíveis a cheiros fortes, portanto, tenha cuidado com aquilo que será levado para a classe hoje a fim de estimular este sentido nos seus alunos.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
BÍBLIA ONLINE
Providencie figuras de flor, frutas, sabonete, talco e faça um móbile para o berço.
Providencie frascos ou saquinhos com cheiros suaves e diferentes para que as crianças maiores cheirem: chá de hortelã, talco, sabonete, tangerina, maçã, limão, etc
Recursos visuais
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Deixe que as crianças brinquem à vontade sob sua visão até que cheguem os pais ou a pessoa responsável.
Lembrete da Aula para os Pais:
Coloque num saquinho um sabonete pequeno infantil e escreva: Deus fez o nariz do/da (nome da criança) para que ele/a respire e sinta os cheiros. Deus é Amor (1 João 4.8).
Atividades
Para concluir
Lanche:
Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo,
para suas crianças e agradeça a Deus.
Conclusão:
Lanche:
Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo,
para suas crianças e agradeça a Deus.
Conclusão:
Lembrete da Aula para os Pais:
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Final da aula:Sobre a sua prática de ensino, não há uma forma correta de se afirmar como deveria ser um professor. Você pode se sentir melhor com suas crianças sentadas enfileiradas, enquanto as conduz numa rotina precisa de canções, oração e histórias. Ou você pode ser a professora que senta no chão lendo uma história para um aluno, enquanto duas crianças pintam desenhos do outro lado da sala, algumas estão fazendo várias atividades diferentes e outras ainda estão passeando pela sala procurando o que fazer. Todas as práticas são válidas. O que importa é que o professor respeite o seu aluno como pessoa e nenhum conjunto de técnicas praticadas de um modo moderno surtirá o efeito desejado por si só.
Final da aula:Sobre a sua prática de ensino, não há uma forma correta de se afirmar como deveria ser um professor. Você pode se sentir melhor com suas crianças sentadas enfileiradas, enquanto as conduz numa rotina precisa de canções, oração e histórias. Ou você pode ser a professora que senta no chão lendo uma história para um aluno, enquanto duas crianças pintam desenhos do outro lado da sala, algumas estão fazendo várias atividades diferentes e outras ainda estão passeando pela sala procurando o que fazer. Todas as práticas são válidas. O que importa é que o professor respeite o seu aluno como pessoa e nenhum conjunto de técnicas praticadas de um modo moderno surtirá o efeito desejado por si só.
Comentários
Postar um comentário