Aula Bíblica berçário - Quanta coisa cheirosa!
Esse material é para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar em casa aos pequeninos!
Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação.
Monte o cantinho da história, oração, louvor. Depois mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças e distribua os instrumentos e figuras para o louvor levando as crianças para outro canto da sala.
Cante com alegria, movimente-se, distribua figuras de louvor, use alguns instrumentos musicais.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para a criança empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
* Receba a criança amavelmente chamando-a pelo nome.
* Fale sempre que possível o versículo bíblico:
“As tuas mãos me fizeram [...]” (Jó 10.8).
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Aprender que foi o Papai do Céu quem criou o nosso nariz e que, com ele, podemos sentir muitos aromas.
Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
* Receba a criança amavelmente chamando-a pelo nome.
* Fale sempre que possível o versículo bíblico:
“As tuas mãos me fizeram [...]” (Jó 10.8).
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Aprender que foi o Papai do Céu quem criou o nosso nariz e que, com ele, podemos sentir muitos aromas.
Prepare as crianças para o louvor.
Momento do louvor:
Momento do louvor:
Cante:
Dê um chocalho pra ela balançar enquanto você canta.
Dê um chocalho pra ela balançar enquanto você canta.
Repita o versículo bíblico com as crianças:
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
“As tuas mãos me fizeram [...]” (Jó 10.8).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que Deus criou o seu narizinho e que com ele nós podemos sentir muitas coisas cheirosas. Reforçar com a criança que o Papai do Céu nos criou e teve um cuidado especial em criar cada parte do nosso corpo, é fundamental para a criança reconhecer que existe um Supremo Criador.
A indisciplina nessa classe é algo muito comum pelo fato de estarmos lidando com bebês. Muitas crianças choram pelo simples fato de ver o outro chorar. Muitas vezes nos encontramos em situações que temos de reagir pela intuição. Nenhum livro pode nos dizer o que fazer. Os domingos em que tudo parece que está dando errado fazem parte do processo de adaptar as crianças à sala de aula. Quando assumimos esse trabalho, ninguém pode nos prometer um jardim de rosas, mas, com certeza, haverá rosas no caminho.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
“As tuas mãos me fizeram [...]” (Jó 10.8).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que Deus criou o seu narizinho e que com ele nós podemos sentir muitas coisas cheirosas. Reforçar com a criança que o Papai do Céu nos criou e teve um cuidado especial em criar cada parte do nosso corpo, é fundamental para a criança reconhecer que existe um Supremo Criador.
A indisciplina nessa classe é algo muito comum pelo fato de estarmos lidando com bebês. Muitas crianças choram pelo simples fato de ver o outro chorar. Muitas vezes nos encontramos em situações que temos de reagir pela intuição. Nenhum livro pode nos dizer o que fazer. Os domingos em que tudo parece que está dando errado fazem parte do processo de adaptar as crianças à sala de aula. Quando assumimos esse trabalho, ninguém pode nos prometer um jardim de rosas, mas, com certeza, haverá rosas no caminho.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
BÍBLIA ONLINE
Providencie figuras de flor, frutas, sabonete, talco e faça um móbile para o berço.
Providencie frascos ou saquinhos com cheiros suaves e diferentes para que as crianças maiores cheirem: chá de hortelã, talco, sabonete, tangerina, maçã, limão, etc
Recursos visuais
Atividades
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Deixe que as crianças brinquem à vontade sob sua visão até que cheguem os pais ou a pessoa responsável.
Lembrete da Aula para os Pais:
Para concluir
Lanche:
Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo,
para suas crianças e agradeça a Deus.
Conclusão:
Lanche:
Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo,
para suas crianças e agradeça a Deus.
Conclusão:
Lembrete da Aula para os Pais:
Copie o molde abaixo, que traz um boneco com as partes do corpo separadas para que a criança coloque no lugar certo. Para cada criança levar para casa.
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Final da aula:Sobre a sua prática de ensino, não há uma forma correta de se afirmar como deveria ser um professor. Você pode se sentir melhor com suas crianças sentadas enfileiradas, enquanto as conduz numa rotina precisa de canções, oração e histórias. Ou você pode ser a professora que senta no chão lendo uma história para um aluno, enquanto duas crianças pintam desenhos do outro lado da sala, algumas estão fazendo várias atividades diferentes e outras ainda estão passeando pela sala procurando o que fazer. Todas as práticas são válidas. O que importa é que o professor respeite o seu aluno como pessoa e nenhum conjunto de técnicas praticadas de um modo moderno surtirá o efeito desejado por si só.
Final da aula:Sobre a sua prática de ensino, não há uma forma correta de se afirmar como deveria ser um professor. Você pode se sentir melhor com suas crianças sentadas enfileiradas, enquanto as conduz numa rotina precisa de canções, oração e histórias. Ou você pode ser a professora que senta no chão lendo uma história para um aluno, enquanto duas crianças pintam desenhos do outro lado da sala, algumas estão fazendo várias atividades diferentes e outras ainda estão passeando pela sala procurando o que fazer. Todas as práticas são válidas. O que importa é que o professor respeite o seu aluno como pessoa e nenhum conjunto de técnicas praticadas de um modo moderno surtirá o efeito desejado por si só.
Comentários
Postar um comentário