CURSO DE LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

MÓDULO 9 - ORGANIZAÇÃO, FUNÇÕES E CRONOGRAMAS NA EBD 

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 Porque precisamos de uma estrutura organizacional na EBD? Não posso fazer tudo sozinho. O Pastor também não. As estruturas, formadas por pessoas e recursos, ajudam a manter e alcançar os objetivos.  A organização tem fundamentos bíblicos? Sim. Exemplos: Moisés constituiu uma equipe de juízes (Ex 18.13-26); no templo, havia cargos, como levitas cantores e sacerdotes (Nm 3.6-10); entre os 12 apóstolos, 1 era tesoureiro (Jo 12.6); na igreja primitiva, havia ordem na assistência a viúvas (At 6.1-6); a necessidade de ordem no culto (1 Co 14.26-33); etc.  As igrejas, em geral, não têm uma estrutura “pesada”? Não. A estrutura de cada igreja é a ideal para o funcionamento administrativo, financeiro e da obra do Senhor, de forma harmoniosa. Cada setor, sendo organizado, poderá desempenhar melhor suas funções.  Como vamos montar uma estrutura para a EBD? Começando pequeno. Você, 1 tesoureiro e o atual núcleo de professores da EBD. Precisamos entender que o famoso “jeitinho” (improviso) deve ser exceção e não a regra. CONCEITOS: Organização: ato de organizar, reunir sob uma direção lógica os melhores dons e talentos, com objetivos específicos. Funções: atribuição individual ou a equipes de determinadas tarefas. Exemplo: Líder de Menores, Tesoureiro, Professor da EBD, etc. Cronograma: planejamento de forma gráfica expresso no papel com a data do início e do término das fases de cada atividade prevista. EXEMPLO DE CRONOGRAMA SEMESTRAL DA EBD: ATIVIDADES/MESES Jan Fev Mar Abr Mai Jun Planejamento do Currículo para o 2º Trimestre: 31.01 Gincana Bíblica: 01.02 a 31.03 Treinamento dos Professores: 15.02 e 17.03 Planejamento do Currículo para o 3º Trimestre: 29.04 Campanha do Real: 01.02 a 30.06 Domingo de Decisão: 31.03 e 30.06 Intercâmbios com EBD de outras Igrejas: 17.05 e 17.06 Elaboração do Cronograma para o 2º Semestre: 05.06 Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br COORDENAÇÃO DE UMA EBD A EBD exige uma coordenação entre recursos humanos (pessoas) e materiais Por recursos humanos, entende-se não só as pessoas para execução das tarefas, mas também suas idéias e experiências aplicadas à melhoria do ensino, acima de tudo, seu tempo e disponibilidade como executores desta nobre tarefa. O verdadeiro líder passa pelo menos 50% de seu tempo junto com a equipe ou se comunicando com ela, principalmente escutando. Por recursos materiais, entende-se o conjunto de condições físicas para que o ensino seja ministrado de forma adequada (cadeiras, material didático, recursos audiovisuais, iluminação, instalações, etc.). UMA IGREJA ORGANIZADA - ESTRUTURA FUNCIONAL SUGERIDA:  PASTOR E DIRETORIA  CORPO DE ADULTOS: Liga de Senhoras, Liga de Visitação, Brigada de Cantores, Brigada de Músicos, etc, com seus respectivos Oficiais Locais.  CORPO JUVENIL (ou Corpo de Menores): EBD, Liga de Jovens, Brigadas Juvenis de Cantores e Músicos, Liga de Adolescentes, Liga de Crianças, etc., com seus respectivos Oficiais Locais. CORPO JUVENIL – OFICIAIS LOCAIS Líder de Menores: responsável por todos os ramos da obra juvenil. Pode haver um auxiliar. Dentre suas atribuições: orientar os Oficiais Locais do Corpo de Menores, organizar as reuniões, dirigir a classe de preparação dos professores da EBD, supervisionar todo o trabalho de menores. Oficial de treinamento juvenil: responsável pelo treinamento e atividades de futuros líderes entre os jovens. Tesoureiro do Corpo de Menores: lida com as finanças e é encarregado de campanhas financeiras. Oficial de Registro: anota a frequência da EBD. Professores da EBD, e seus respectivos auxiliares. Outros cargos, como Oficial de Doutrinandos, Oficial do Rol do Berço, Oficial de Visitação da EBD, Secretário de Juventude, etc. Todos os cargos devem ser aprovados e nomeados pelo pastor e respectiva liderança da igreja. PLANEJAMENTO DA ESTRUTURA DE UMA EBD Ao assumir o cargo de coordenador da EBD, faça um planejamento prévio para obter uma estrutura mínima de funcionamento. Por exemplo: PESSOAS: 1 tesoureiro, 1 auxiliar, professores e auxiliares para cada classe. MATERIAIS: 3 quadros brancos, 1 biblioteca, livros do trimestre, papéis, canetas, lápis. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br A REUNIÃO DA EBD Conteúdo: a) Cânticos e coros b) Orações c) Exercícios responsivos d) Lição Bíblica (em classes) e) Atividades. Recomenda-se nomear uma pessoa para recepcionista da EBD, ficando á porta do salão e organizando a entrada. Exige-se pontualidade no início. Uma reunião de EBD não pode ultrapassar 1 ½ hora. ELEMENTOS DE UMA BOA REUNIÃO EBD: 1) Brevidade: orações longas e muito falar levam á desordem. 2) Linguagem: simples. As palavras, cânticos, afirmações e passagens bíblicas necessitam, frequentemente, de explicação. 3) Variedade e movimento: cânticos com gestos, palmas e práticas semelhantes. Ensino de novos coros. Orações em uníssono (o dirigente fala a frase e as crianças repetem). 4) Utilização de ilustrações, desenhos, flanelógrafo, fantoches, etc. para atrair a atenção. 5) Atividades simples, como perguntas e respostas bíblicas, entrevistas, brincadeiras rápidas,etc. Domingo de Decisão Todo último Domingo de cada trimestre, deverá haver uma EBD especial, com apelo à salvação. Escola Bíblica de Férias (EBF) Durante as férias escolares, é recomendável que se realize a EBF, durante uma semana, visando atrair as crianças para a EBD regular. Auxiliares dos Professores da EBD Os alunos de 14 anos ou mais, que se destacarem no zelo e aprendizado, poderão ser convidados a auxiliarem os professores da EBD. Cada professor deveria ter pelo menos um auxiliar, para controlar a ordem na classe, distribuir material e, eventualmente, substituir o professor na sua ausência. Aula de Preparação da Lição Bíblica É importante que, semanalmente, haja uma aula de preparação sobre o assunto a ser ensinado na EBD. Na impossibilidade de a mesma ser durante a semana, pode-se providenciar para que seja antes da própria EBD. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br Matrícula dos Alunos O Livro de Matrícula deve sempre ser atualizado pelo Oficial de Registro. As estatísticas devem ser analisadas, nas reuniões dos professores. Especial ênfase: 1) Ás novas matrículas. 2) Aos novos convertidos nos domingos de Decisão. 3) Aos alunos que abandonaram a EBD (deve haver visitação aos mesmos). O Livro de Matrículas é um registro importante, objetivo, para avaliação dos resultados da EBD. Não se trata de um simples caderno com números, mas de um instrumento de avaliação. Use-o! RECURSOS MÍNIMOS INDICADOS PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA EBD Realize um planejamento visando obter os seguintes materiais ou condições mínimas: 1 quadro branco (pequeno) para cada classe 1 Flip Charp (com folhas). Servirá também como flanelógrafo. 1 Biblioteca LIVRO DE INVENTÁRIO DA EBD Os materiais devem ser registrados no Livro de Inventário da EBD, para controle respectivo. Exemplo de preenchimento: Material Data Entrada Classe/Seção Observação 1 Flip Charp 16.07.2001 Adolescentes Doado pela igreja 1 Quadro Branco 01.08.2001 Juniores Comprado com coletas Trimestralmente é necessário a conferência dos materiais, se possível na presença do pastor. PRIORIDADES Faça uma lista de prioridades de curto prazo (6 meses) para sua EBD. Exemplo: Prioridade 1: treinar os atuais professores Prioridade 2: nomear auxiliares para os atuais professores Prioridade 3: revisar o currículo, para motivar os alunos Após listar as prioridades (não devem ser superior a 3), faça um cronograma de ações. Exemplo: 15/09/2001: reunião para marcar as datas de treinamento em conjunto com os professores; Até 30/09/2001: definir os temas; Até 10/10/2001: convidar preletores; Até 20/10/2001: nomear a equipe de coordenação dos treinamentos, etc. Será muito útil você usar o modelo de CRONOGRAMA, apresentado neste curso, para controlar a sequência de eventos para atingir cada prioridade. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br EXERCÍCIOS: 1. Se você fosse começar do ZERO uma EBD em uma nova Congregação, por onde começaria? ............................................................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................................................ ......................................................................................................................................................................................... 2. Análise do grau de organização da obra Juvenil em sua congregação. Sua igreja dispõe de (assinale): Quesito de avaliação: Sim Não a. Líder do Corpo de Menores (ativo) b. Salas de EBD (incluindo cadeiras e boa iluminação) c. EBD em funcionamento semanal d. Tesoureiro do Corpo Juvenil (ativo) e. Domingo de Decisão a cada fim de trimestre f. Aula semanal de preparação para os Professores da EBD g. Livro de Matrícula da EBD (devidamente atualizado) h. Livro de Inventário da EBD (devidamente atualizado) i. Escola Bíblica de Férias, ao menos uma vez por ano j. Pelo menos um professor para cada classe da EBD l. Flip Charp, Flanelógrafo ou Quadro-Branco (em bom estado) m. Livro Caixa da EBD (devidamente atualizado) ATENÇÃO! Se você marcou “Não” no quesito “c”, desconte 5 pontos. Para cada resposta SIM = 1 ponto Total de pontos ................. Avaliação: 0 a 6 pontos – há necessidade URGENTE de organizar sua EBD. 6 a 9 pontos – sua EBD tem certa organização, mas é necessário aprimorá-la. 10 ou mais pontos – parabéns! Sua EBD está próxima ao ideal! 3. Com base na avaliação anterior, defina as prioridades mais imediatas, para organizar a EBD: Prioridade 1: ........................................................................................................................................... Prioridade 2: ........................................................................................................................................... Prioridade 3: ........................................................................................................................................... 4. Com base nas prioridades do exercício anterior, crie um plano de trabalho, para 6 meses, visando atender a estas prioridades: PRIORIDADE 1: ........................................... Data Ações (complete no o planejamento para prioridades 2 e 3).

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