CURSO DE LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

MÓDULO 4 - A INOVAÇÃO NA EBD O QUE É INOVAÇÃO?

Resultado de imagem para EBD
 É o ato de inovar, introduzir novidades, produzir algo novo, encontrar novo processo, renovar. Lembre-se: a única coisa que não muda é a Palavra de Deus! (Lc 21.33 e Hb 13.8). PERIGO! Um dos maiores perigos da EBD é a rotina. Muitos cristãos julgam "frieza espiritual" quando os alunos mostram-se desinteressados, especialmente os adolescentes. Mas o que tem sido feito para inovar na EBD? OBJETIVOS DA INOVAÇÃO NA EBD:  Explorar participação dos alunos  Valorizar novas idéias  Atrair novas pessoas  Aumentar a qualidade de ensino  Aumentar a absorção do conteúdo das lições pelos alunos MÉTODOS PARA OBTER IDÉIAS INOVADORAS 1) "Explosão de Idéias" 2) Visitas a outras EBD ou igrejas, escolas, etc. 3) Leitura de livros sobre ensino, EBD, educação, dinâmica de grupos, etc. 4) Caixa de sugestões 5) Consultas ao Conselho da Igreja e demais obreiros EXEMPLOS DE ATIVIDADES INOVADORAS (são só exemplos, esta lista não esgota as sugestões de inovar): 1) "Trocar os professores" uma vez a cada trimestre, entre as classes. 2) Fazer a aula ao ar livre, embaixo de uma árvore. 3) Convidar um aluno para dar a aula. 4) Convidar 2 alunos de outra classe para assistir a aula e dar suas opiniões. 5) Ensinar "em silêncio". 6) Usar uma bíblia com linguagem moderna (Bíblia Viva, por exemplo). 7) Ler o texto bíblico comparando com várias traduções. 8) Convidar um professor de outra EBD/Igreja para dar uma aula especial. 9) Eleger o "aluno destaque" da EBD, a cada mês. 10)Representação do tema da lição, pelos próprios alunos. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br AVALIAÇÃO RÁPIDA DO NÍVEL INOVADOR DE SUA EQUIPE EBD 1) Quantas inovações houve em sua EBD nos últimos 6 meses? a) ( ) Zero b) ( ) Uma ou Duas c) ( ) Três ou mais 2) Qual foi a última vez que alguém sugeriu algo novo para a EBD? a) ( ) Não me lembro! b) ( ) Faz mais de 2 meses c) ( ) Há menos de 2 meses 3) Qual foi a última vez que houve uma atividade de integração (visita) com outra EBD/Igreja? a) ( ) Não me lembro! b) ( ) Faz mais de 6 meses c) ( ) Há menos de 6 meses 4) Qual foi a data do último treinamento ou reciclagem para professores da EBD? a) ( ) Não me lembro! b) ( ) Faz mais de 6 meses c) ( ) Há menos de 6 meses 5) Quantas matrículas novas sua EBD registrou nos últimos 6 meses? a) ( ) 0 a 3 b) ( ) 4 a 9 c) ( ) Acima de 9 6) Quantos alunos abandonaram a EBD nos últimos 6 meses? a) ( ) Acima de 8 b) ( ) 4 a 7 c) ( ) 0 a 3 Avaliação: Cada resposta a) = zero pontos Cada resposta b) = 1 ponto Cada resposta c) = 2 pontos Soma da avaliação = ............................ RESULTADO:  De 0 a 5 pontos: CUIDADO! Sua EBD precisa, urgentemente, de inovações e um programa de reativação!  De 6 a 8 pontos: Sua EBD tem algum aspecto inovador, porém há necessidade de implementar uma dinâmica maior de renovação.  De 9 a 12 pontos: PARABÉNS! Você está numa EBD inovadora. Procure mantê-la assim, vale a pena todo o esforço! a) Formule pelo menos 10 sugestões (“explosão de idéias”), para obter novos alunos na EBD. b) "A inovação é um processo contínuo de criatividade e renovação". Comente: ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... c) "A EBD segue os padrões consagrados. Não precisamos de mudanças. Tudo está bem." Analise este pensamento e faça suas considerações. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br MÉTODOS DE ADMINISTRAÇÃO DA EBD Utilizar métodos significa usar um conjunto de meios (procedimentos) para alcançar um fim (objetivo). A inovação não implica em abandono dos métodos e formas de administrar a EBD. Os métodos aqui expostos são genéricos e devem ser adaptados ás circunstâncias locais e aos costumes de cada EBD. Recomenda-se a adoção dos seguintes métodos de administração da EBD: 1) PLANEJAMENTO DE AULAS A dispersão do ensino é a pior coisa para a qualidade do mesmo. É necessário organizar o programa (currículo) a ser ensinado. Antes do início de cada trimestre, os professores e o coordenador da EBD devem se reunir e definir o planejamento de aulas e atividades. Por exemplo: em algumas igrejas, toda última EBD do trimestre é dedicada à consagração e apelo para conversão. Os seguintes assuntos devem ser incluídos no planejamento das aulas: 1.1 Ensino da oração (pelo menos 2 aulas por trimestre): a prática e a disciplina da oração são vitais a qualquer cristão. Desprezar seu ensino é criar dementes espirituais. 1.2 Prática cristã (santidade e obediência): os ensinos bíblicos são práticos, em relação à finanças, sexualidade, família, autoridades, etc. Pelo menos 1 lição a cada mês, devem ser tratados assuntos atuais, relacionados á vivência do dia-a-dia do aluno. 1.3 Enfoque na defesa da fé cristã (razão das doutrinas e crenças): muitos alunos têm sido perdidos porque, ao entrarem na universidade, se deparam com ateus e agnósticos, que zombam da fé. Se não houver um adequado ensino, estaremos preparando "acéfalos mentais da fé". A fé é maior que a razão, porém a razão não nega a fé! 1.4 História bíblica: variação de ensino entre Velho Testamento e Novo Testamento. Mostrar o contexto (as condições e costumes da época) e como se relaciona esta "antiga" história a nós, cristãos do século XXI. Algumas igrejas utilizam uma "cartilha trimestral". Antes de adotá-la, verifique a qualidade e a consistência com os parâmetros acima indicados. 2) TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES: De nada adianta um bom planejamento ou uma ótima "cartilha trimestral", se os professores não estiverem motivados e treinados! Trataremos deste assunto, mais especificamente e com detalhes, nas próximas aulas. 3) INOVAÇÕES: Novamente, este assunto aqui? É que a inovação é um método também. Especialmente na EBD, onde as estruturas arraigadas durante anos fizeram com que muitos tiveram ojerizas ás novidades, nós precisamos enfatizar que a inovação é uma necessidade, um método dinâmico para obter uma EBD (lembre-se: Jesus inovou, ao ensinar ao ar livre, fora das sinagogas, usando parábolas, etc.). 4) ESTRATÉGIAS DE ACORDO COM O CONTEXTO (SITUAÇÃO): Obtêm-se bons métodos de trabalho na EBD com a adoção de estratégias de acordo com o contextos onde está situada (problemas sociais, questões públicas, econômicas, etc.). Exemplos: Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br se a maioria dos alunos é analfabeta, seria bom criar uma classe especial de pré-alfabetização; se no bairro não há opções de lazer, criar uma EBD com alternativas de recreação, etc. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br EXERCÍCIOS a) Planejar as aulas da EBD no trimestre: Datas: Texto – Chave Ênfase 01.04.2001 ("Dia da mentira") 08.04.2001 15.04.2001 (Páscoa) 22.04.2001 (Descobrimento) 29.04.2001 06.05.2001 13.05.2001 (Dia das Mães) 20.05.2001 27.05.2001 03.06.2001 10.06.2001 17.06.2001 24.06.2001 ("São João") b) Uma EBD está situada em uma região onde existem as seguintes características: 1. A maioria dos alunos é de famílias de baixa renda 2. Existem gangues que recrutam crianças e adolescentes para suas atividades Quais as estratégias que você julga adequado para esta EBD? ( ) Doar brinquedos ás crianças carentes ( ) Fazer a EBD somente de 2 em 2 semanas, para economizar luz e água ( ) Propiciar atividades extras, de modo a permitir uma alternativa á delinquência ( ) Incentivar a participação e frequência na EBD, com prêmios e reconhecimento público dos méritos ( ) Criar um programa de renda alternativa para os jovens e adolescentes (artesanato, etc.) ( ) Outros.....escreva: ............................................................................................................................................................ .......................................................................................................................................... c) Avaliação de Métodos na sua EBD: 1. Sua EBD tem um planejamento trimestral de aulas? ( ) Sim ( ) Não 2. Existe um programa de motivação para os professores? ( ) Sim ( ) Não d) Defina o contexto da sua EBD: ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... e) Agora, com base no contexto acima, tente traçar uma estratégia para atingir os objetivos da sua EBD: ................................ Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br PASSOS PARA O PLANEJAMENTO Planejar não é só colocar as coisas no papel e sair distribuindo funções e cargos. É muito mais que isto! O grande erro de planejamento é a "teorização": ter uma teoria sobre o assunto e querer implementar, na prática, aquela teoria, nem sempre verdadeira... Como planejar? 1) Lembre-se que o planejamento é dinâmico, ou seja, pode ser maleável. Mas é importante adotar uma estratégia, ou no máximo duas. Não adianta tentar de tudo, isto só gasta energia. 2) Não pense que você terá todas as respostas para tudo. A liderança da EBD deve ter conselheiros (sugestões: o pastor, outros líderes locais, professores aposentados, etc.). 3) Planejar exige humildade para reconhecer erros, disposição para mudar e mente aberta para aprender. 4) O melhor planejamento é o mais simples. Nada de "2 páginas cheias de planos". Melhor 2 parágrafos que possam ser praticados! EXEMPLO DE PLANEJAMENTO ANUAL DA EBD (Este é apenas um exemplo. Não o copie. Utilize seu próprio planejamento!) PERÍODO ou DATAS ATIVIDADES 05.01.2001 Reunião Trimestral dos Professores MARÇO/2001 Curso de reciclagem dos Professores ABRIL/2001 Visita a outra EBD 05.04.2001 Reunião Trimestral dos Professores ABRIL e MAIO/2001 Gincana Bíblica JUNHO/2001 Campanha "Adote um livro" 05.07.2001 Reunião Trimestral dos Professores JULHO/2001 Retiro dos professores AGOSTO/2001 Semana da Leitura - Livro de Neemias SETEMBRO/2001 Campanha de Recursos para a EBD 05.10.2001 Reunião Trimestral dos Professores OUTUBRO/2001 Dia Especial para os professores NOVEMBRO/2001 Planejamento para 2.002 18.11.2001 Eleição dos Alunos Destaques DEZEMBRO/2001 Atividades de Natal e Encerramento 08.12.2001 Jantar de Confraternização dos Professores Notas do Planejamento: 1) As datas definitivas serão definidas de acordo com o cronograma na reunião trimestral dos professores em 05.01.2001. 2) Colocar este Planejamento no Mural da Igreja 3) O presente Planejamento está sujeito á aprovação do pastor, para evitar conflitos de datas e eventos com a Igreja. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br PLANEJAMENTO ESPECÍFICO DE ATIVIDADES OU EVENTOS Para cada evento citado, haverá um planejamento específico. Por exemplo: CURSO DE RECICLAGEM DE PROFESSORES: Local: Auditório da APEC Data: a definir na reunião trimestral dos professores em 05.01.2001 Horário: das 8 ás 18 horas, com intervalo de almoço (12 h) e cafezinhos Ministrante: Professor Laércio, da APEC Teor da reciclagem: 1) Como ler mais rápido e absorver maior conteúdo 2) Dicção e oratória: técnicas 3) O aluno do século XXI: abordagem de novos conceitos e "globalização" 4) Motivação ministerial para o ensino Carta-Ofício para a APEC: já foi expedida em 04.12.2000. Observações: confirmado, por telefone, com o Professor Laércio, sobre a reciclagem. O mesmo estará com agenda disponível. Confirmar data definitiva até 10.01.2001. Orçamento: Descrição das Despesas Custo Estimado R$ Aluguel do auditório 50,00 Lanches/refrigerantes/guardanapos 20,00 Reembolsos de passes de ônibus 18,00 Custo do almoço R$ 5,00 por professor x 9 professores + Ministrante 50,00 TOTAL PREVISTO 138,00 Dicas: 1. Compre um caderno. Use 1 folha para planejar cada assunto da EBD 2. Não desanime. Se as primeiras vezes sair tudo errado, isto é normal. Ninguém nasce sabendo. Um bom planejamento envolve experiência e boa coordenação da sua equipe. 3. Vale a pena planejar. A desorganização só leva ao nada (leia Jeremias 48.10). Exercício: Você tem que organizar um encontro anual de professores da EBD. Faça o Planejamento completo: ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... ..................................................................................................................................................

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog