CURSO DE LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
MÓDULO 7 - DESAFIOS: COMO ENFRENTÁ-LOS E VENCÊ-LOS 

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O fato que o ministério da EBD é realizado através de pessoa faz com que tenhamos necessidade de buscar as formas e métodos de trabalhar com os desafios que surgirão (administração de conflitos, diferenças culturais, visões ministeriais diferentes, etc.). Espere-os. Todo o empreendimento há reveses e dificuldades. São inevitáveis. Nós, os líderes, temos que preparar-nos para eles. Exemplos de desafios:  O professor que abandona o ministério, subitamente  Uma crítica aos métodos de ensino  Um pai que proíbe seu filho de ir a EBD, etc.  ATITUDES BÁSICAS DIANTE DE DESAFIOS E CRISES: 1) Humildade para reconhecer que nem tudo é perfeito. 2) Aconselhar-se nos casos mais complexos (pessoas indicadas: demais professores da EBD, Pastor, Liderança da igreja, Oficiais Divisionais de Juventude e Oficiais Divisionais). 3) "Não fazer nada em 24 horas", para não fazer algo errado. Controlar as emoções negativas (ira, frustração, vingança, etc.). 4) Aprender com a situação. Experiência gera conhecimento. Temos a tendência de errar menos, á medida que nosso aprendizado com a adversidade cresce. Richar J. Needham afirma: "Pessoas fortes fazem tantos erros e erros tão medonhos como as pessoas fracas. A diferença é que as pessoas fortes os admitem, riem deles e aprendem com eles. É assim que ficam fortes". 5) Orar, pedindo sabedoria a Deus.  Em qualquer crise ou problema na EBD, duas coisas devem ser mantidas: 1) O objetivo da EBD, que é ensinar a Palavra de Deus. 2) Valorizar mais as pessoas, mais que os métodos. EXEMPLOS DE LÍDERES QUE ENFRENTARAM DESAFIOS E VENCERAM: 1. Neemias enfrentou oposição violenta para a reconstrução dos muros de Jerusalém. Mas sua determinação na obra foi notável (veja Ne 4.1-23, 6.1-19). Leia os trechos citados e verifique quais foram suas atitudes e comente-as. 2. A missão de Jesus foi combatida por Satanás (Mt 4), pelos homens (fariseus e saduceus), e ainda teve que enfrentar traição de um de seus discípulos e a ignorância de todos os demais! Comente como Jesus venceu: a) O medo; b) A dúvida; c) As falhas humanas 3. William Booth, líder e fundador do Exército de Salvação, começou a obra com sua esposa, em Londres. Não havia estrutura, pessoal, ou apoio financeiro. De bar em bar, evangelizando, pregava a salvação. Você acha que ele se sentia desanimado? Porque ele não abandonou a obra para viver uma vida mais confortável, segundo os padrões da época? Dê sua opinião. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br ABORDAGEM DE PROBLEMAS 1. Analise os ângulos (origem, conseqüências, extensão): verifique principalmente quais são as origens de problema. Faça questionamentos: a EBD está perdendo o rumo (objetivos)? Há falha no ensino? O que acontecerá se nada for feito? Quantas pessoas são afetadas? 2. Evidencie soluções: quais são as possíveis soluções? O que irá, provavelmente, ocorrer se a (s) solução (ões) forem implementadas? Qual o envolvimento, nas soluções prováveis, de professores, alunos, líderes e oficiais dirigentes? 3. Teste opções: não implemente uma solução imediata sem retorno. As vezes a solução aumenta ou cria outro problema. Faça um teste. Verifique as reações ou resultados. 4. Modifique as alternativas: se o que você testou não foi suficiente, modifique a solução, peça aconselhamento, busque alternativas. Nem sempre acertamos na primeira vez, especialmente nos problemas mais complexos.  PROCEDIMENTOS PADRÕES A SEREM ADOTADOS EM CASOS DE: Há vários procedimentos que poderiam ser definidos como “padrões” para situações comuns na EBD. Adiante, os principais problemas e sua seqüência de possíveis soluções: Pecado ou distorção doutrinária: aconselhamento, afastamento, arrependimento e reconciliação. De qualquer forma, o acompanhamento pastoral é imprescindível. Divergências: método da interação (conciliação, arbitragem). Não utilize imposição. De preferência, utilize a arbitragem do pastor. Desleixo ministerial: pesquisa das causas (entrevista), aconselhamento, afastamento (provisório), observação, readmissão ou afastamento (permanente), acompanhamento pastoral. Críticas: análise da fonte e conteúdo. Se a fonte é fraca, a crítica não deve ter importância. Se o conteúdo é verídico, deve-se agir imediatamente. Caso contrário, simplesmente esqueça!  ESTRATÉGIAS PARA O LÍDER DA EBD NA BUSCA DE SOLUÇÕES: Independentemente das soluções padrões ou não, você deverá adotar algumas estratégias para que todos os ângulos do problema possam ser analisados. Faça o seguinte: 1) Visitação á (s) pessoa (s) envolvida (s) no (s) problema (s). 2) Comunicação (restrita, reservada) quando o problema envolver uma única pessoa ou tiver uma extensão restrita. 3) Comunicação (aberta e pública) quando o problema envolver a igreja ou for muito grave. 4) Conciliação: nem sempre a solução será a ideal, mas a administrável, real nas circunstâncias e limitações existentes. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br ESTUDO DE CASO 1: Alzira era uma excelente professora de EBD. Amada pelos alunos, querida pelos líderes. Fiel. Dizimista. "Perfeita". Solteira. Uma dia enamorou-se com um rapaz simpático. Ficou grávida dele (antes do casamento). Sua classe era de jovens de 14 a 17 anos. O que fazer? 1. Afastá-la imediatamente, para não dar "escândalo". 2. Ocultar o problema, fingindo que nada aconteceu, que é "normal". 3. Dar todo o apoio espiritual, mas explicando que sua atitude exige que seja afastada, temporariamente, da classe. ESTUDO DE CASO 2: Você tem uma EBD pequena. Um líder da igreja propõe que você pare de coordenar a EBD, e utilize seu tempo disponível para atividades mais "proveitosas", como: coordenar o grupo de jovens, visitar os doentes, etc. Você: 1. Repudia imediatamente a idéia! 2. Leva ao pastor esta "crise" e pede uma solução para ele. 3. Verifica a possibilidade de utilizar pessoas da própria EBD para as atividades sugeridas. 4. Não faz nada, considerando aquele líder "fraco". ESTUDO DE CASO 3: Um professor começa a ensinar seus alunos de modo "liberal". Apesar do ensino não ser contrariamente á Bíblia, usa métodos "novos" e "estranhos" para fazê-lo. Alguns pais de alunos reclamam do professor para você. Qual sua atitude: 1. Leva o assunto ao conselho de professores. 2. Participa da classe e analisa os novos métodos, se de fato são úteis ou não. 3. Chama imediatamente a atenção do professor, e pede que pare com tais métodos. 4. Envia uma nota de esclarecimento aos pais dos alunos, apoiando o professor. ESTUDO DE CASO 4: Surge um novo "líder" na EBD. Tem várias idéias "novas" na cabeça e começa querer tomar lugar na liderança. Sugere mudanças "radicais". Explica que várias coisas estão erradas. Que fazer? ESTUDO DE CASO 5: Você está cansado. Está 5 anos a frente da coordenação da EBD. Ninguém lhe cumprimentou pelo trabalho realizado. Ao contrário, existe uma certa "cobrança" de melhores resultados, por parte dos pais dos alunos e dos demais líderes. Você: 1. Deixa o assunto com o pastor e dá um prazo para sair do cargo. 2. Deixa tudo como está, levando o ministério em frente, do jeito que está. 3. Leva o assunto para o conselho de professores e solicita ajuda. 4. Prepara uma reunião de esclarecimento e apoio com a igreja. Explique suas decisões. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br Alguns exemplos de ocorrências e suas possíveis soluções: PROFESSOR QUE DESISTE, SUBITAMENTE: O importante é não "condenar" o professor. Todos nós podemos ter uma queda ministerial. Se ele abandonou a obra, pode ser oriundo de uma dificuldade, doença, ou mesmo pecado oculto. Nesta hora, é importante conseguir novamente a confiança deste professor. Visitá-lo. Orar com ele. Ouví-lo. Talvez alguém o tenha desprezado. Um aluno o insultou. Ou você mesmo tenha, sem querer, falado algumas palavras e o atingido. Mas como os alunos não podem ficar sem aula, o professor substituto deve assumir a classe (mas não ser nomeado). Dê pelo menos 2 meses antes de promover o professor substituto. Se não houver professor substituto, assuma você mesmo a classe, até encontrar uma solução. Lembre-se: os alunos são mais importantes, e o professor desistente poderá vir a ser uma bênção futura! LIDANDO COM “PESSOA DIFÍCIL” Para alguns, a única maneira de lidar com criadores de problemas é substituí-los. O fato é que todos nós temos nossas características, problemas, formação cultural, etc. Nem sempre uma “pessoa difìcil” o é para todas! Uma vez que cada um aceita o outro como e pelo que ele é, torna-se possível empregar métodos para um relacionamento eficaz. Não espere mais dos outros do que esperaria de si mesmo. Algumas sugestões para lidar com pessoas problemáticas: 1. Investigue a causa: não faça julgamentos precipitados sobre o comportamento de uma pessoa. Porque ela age assim? Qual seu ambiente familiar? Que tensões ela está sujeita? 2. Ela é problemática para você, ou para todo o grupo? Às vezes exageramos a extensão do problema. Só porque aquela pessoa não possui o “perfil ideal” para que seja liderada, não quer dizer que a permanência dela irá destruir a união do grupo! 3. Procure enxergar as qualidades da pessoa: verifique os itens honestidade, fidelidade, santidade e paciência. São qualidades sempre desejáveis para as pessoas que trabalham na EBD. Talvez os “defeitos” que a pessoa tenha sejam superados, e em muito, por estas qualidades! 4. Peça ajuda: envolva a pessoa na solução do problema. Explique francamente que você não está conseguindo o melhor dela na equipe. Seja humilde neste trato. Ordens e sermões costumam gerar barreiras intransponíveis. 5. Verifique se o problema não é falta de treinamento ou motivação: por vezes, o erro está em nós, que não disponibilizamos as ferramentas para a pessoa ser útil na EBD. O que temos feito por ela neste sentido? Dica: Recapitule os módulos sobre relações humanas, motivação e treinamento, para verificar tópicos já discutidos que permitam tratar o problema de uma forma mais objetiva e correta. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br  CONDUZINDO UMA CONVERSA FRANCA Cedo ou tarde, nos defrontamos com a necessidade de confrontar alguém sobre determinado assunto. Como não é possível sempre termos a razão, há necessidade de ouvir a pessoa e ponderar (argumentar). Siga as seguintes dicas para que a conversa não se transforme numa discussão inútil: 1. Identifique o verdadeiro problema: nem sempre o que é dito é o real. Muitas pessoas dissimulam seus reais problemas ou suas motivações. Não tenha medo de perguntar ou de analisar a questão por vários ângulos, mesmo antes de entender o problema. Não existe solução para um problema, se você não o conhece! 2. Resolver qualquer desacordo entre vocês: é necessário limpar o passado, perdoar e deixar tudo bem claro, inclusive as motivações. 3. Combinar um plano de ação que ajude ambos a alcançar a meta: se vocês têm os mesmos objetivos, porque não alcançá-los juntos? Identifique como faze-lo e trate de cumprir sua parte. Tenha paciência, a convivência poderá demorar a ser perfeita. 4. Recapitule o que foi combinado e aceito entre as partes. Frise bem as conclusões, para não haver mais mal entendidos futuros! DIAS DE DESÂNIMO E FRUSTRAÇÕES É inevitável que ocorram percalços (dificuldades). Prepare-se para elas! “Ao ser derrotado em uma batalha, lembre-se: você ainda não perdeu a guerra...” “A derrota definitiva só existe quando nós decidimos não nos levantar mais...” “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jesus, em Jo 16.33). Uma das táticas mais importantes para vencer o desânimo é enxergar o fruto, e não o labor. Nosso objetivo é salvar e edificar vidas, através da EBD. Todas as dificuldades, custos e labores serão pequenos, em comparação com o triunfo de uma alma salva! Não desanime só porque, aparentemente, os métodos e os trabalhos da EBD tem um desempenho relativamente fraco. Você precisa agir, mudando as ações (relembre-se das lições sobre “inovação, motivação e metodologias”). Sentimentos vem e vão, mas os objetivos ficam! “Espere oposição e crìticas. Você nunca poderá agradar a todos ou fazer algo perfeito. Sempre cometerá erros. A grande questão é aprender com eles e seguir em direção aos objetivos já traçados.” IMPORTANTE! Valorize mais os objetivos do que seus sentimentos e decepções!

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