CURSO DE LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
MÓDULO 6 - PRINCÍPIOS DE TRABALHO EM EQUIPE
Uma das tarefas primordiais de qualquer liderança é formar uma boa equipe de trabalho. Este é um princípio que o próprio Moisés, no deserto, teve que aprender (Ex 18.13-26). Todos nós sabemos que trabalhar em equipe, em geral, representa um grande ganho de produtividade, uma melhor distribuição de tarefas, um menor esforço individual. Então, porque tão poucas pessoas se dispõe a estruturar equipes? Não fomos treinados para trabalhar em equipes. Nas escolas, no esporte e no trabalho, somos encorajados a competir em vez de colaborar. Os problemas são apresentados para indivíduos e não para equipes. As recompensas são designadas para indivíduos (notas de provas), os alunos são treinados para serem "auto-suficientes" e não pedirem ajuda, os alvos são estabelecidos por outros, pede-se a indivíduos que os alcancem. Como a recompensa e o reconhecimento são divididos, entra também aí nosso "ego", pois se tivermos que dividir os louros com outros... Para nós, cristãos, todos os louros são de Cristo, portanto, podemos dispensar esta busca do "ouro olímpico" e tratar de buscar o Reino de Deus, em primeiro lugar (Mt 6.33). QUAIS OS PASSOS PARA FORMAR UMA BOA EQUIPE? 1) Convidar e selecionar a equipe de coordenadores da EBD 2) Estabelecer objetivos alcançáveis e de acordo (consenso) mútuo 3) Distribuir tarefas e funções de acordo com a capacidade de cada membro 4) Ter avaliações periódicas e criar programa de motivação contínuo PASSO 1: COMO ESCOLHER A EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA EBD? 1) Faça uma sondagem informal: a pior coisa é "anunciar em público", pois a tendência das pessoas é fugir de responsabilidades "proclamadas"! Vá visitar os possíveis candidatos. Ore com eles, converse sobre os objetivos... enfim, a primeira tarefa para escolher um bom candidato é conquistá-lo! 2) Selecione: após ter 4 a 6 nomes em mente, faça uma seleção, para formar uma equipe inicial de 4 (quatro pessoas): você e mais 3. Ore por 7 dias antes de escolher com quem vai trabalhar. 3) Convoque a primeira reunião, informalmente: nada de cartazes, anúncios, etc. Confirme com cada um dos nomes selecionados a participação em data e horário marcados. Comunique seu pastor, e convide-o para estar presente. O pastor será o conselheiro da EBD. 4) Não distribua cargos já na primeira reunião. Esta deve ser informal, com espírito de oração, louvor, e gratidão. Mas já estabeleça os objetivos para a EBD, anotando-os em ata. Lembrese: objetivos simples e fáceis de memorizar. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br PASSO 2: ESTABELECENDO OBJETIVOS: Há 4 regras imprescindíveis para fixar objetivos adequadamente: 1) ESPECÍFICO: suficientemente claro para que a equipe saiba o que fazer para alcançar o objetivo. Exemplo: "4 classes de Estudo Bíblico dominical: rol do berço, infantil, adolescentes, jovens/adultos". 2) MEDIDO: para que todos possam saber se foi alcançado ou não. Exemplo: "Biblioteca com 45 livros até o final do ano". 3) ALCANÇÁVEL: realista (não otimista, nem pessimista), sobre o qual se concorda. 4) TEMPORAL: fixado em função do tempo. Exemplo: "ter 10 novas matrículas até o final de agosto". NOTE QUE Objetivos: o que se pretende alcançar (exemplo: ter uma EBD com 40 alunos matriculados até 31.12.2001). Métodos: maneiras práticas de se alcançar os objetivos (exemplo: convidar no bairro 10 famílias para conhecerem a EBD). Normalmente, os objetivos são em pequeno número (de 1 a 5) e os métodos para obtê-los, podem ser múltiplos (exemplo: um objetivo pode ter vários métodos para alcançá-los). PASSO 3: DISTRIBUIR TAREFAS E FUNÇÕES Aparentemente, este é um passo fácil. Entretanto, ocorrem sutilezas. Observe que: 1) Distribuir tarefas que ninguém quer exige um alto nível de coesão (união) e visão dos membros sobre o objetivo a alcançar. Em último caso, fique com as tarefas desagradáveis para você mesmo. Mas não se sobrecarregue, acumulando tarefas e funções. 2) As funções não deveriam ser mais que 2 por pessoas: exemplo: ensinar na EBD e ser o líder da juventude. Uma terceira função desqualifica a pessoa, por falta de tempo! 3) Nas tarefas que exigem esforço extra, nomeie 2 ou mais pessoas para cuidarem do assunto. Exemplo: visitação aos professores da EBD. 4) Treine as pessoas para tarefas e funções: não importa tanto a qualificação da pessoa, mas sua motivação em desempenhar seu serviço. Um "mini manual" da função ou descrição da tarefa, pode ajudar. Deixe as pessoas do grupo compartilharem experiências e funções. 5) Não "jogue funções": você se lembra das horríveis "reuniões de cobrança"? Nunca faça isto. Dê responsabilidades, mas não exija mais que a pessoa possa, de fato, realizar. Se houve fracassos, toda a equipe deve assumir a responsabilidade. Quando um ou mais membros falham, é sinal que houve falta de motivação ou treinamento, e isto é responsabilidade de todos (inclusive de você!). Reflita: 1. "As pessoas tendem a se transformar no que você as encoraja a ser - e não naquilo que diz que devem ser enquanto as aborrece e incomoda" - N.Parker 2. Identifique onde estão os talentos da pessoa e então, suavemente, conduza-a para estas áreas. Isto é maximizar a força do indívíduo para o grupo. 3. Comunicação, Treinamento, Motivação: os combustíveis movimentam uma equipe de sucesso! Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br PASSO 4: AVALIAÇÕES E MOTIVAÇÃO Muitos coordenadores fazem muito bem os passos 1 a 3, mas esquecem da continuidade: 1) Avaliação periódica: revise, com frequência, o desempenho de sua equipe. O que está falhando? Porque? Há necessidades de mudanças? Quais? Procure sempre trabalhar com o consenso. Quando este não é possível, explique claramente sua decisão e os motivos que levaram a tomá-lo. 2) Dê espaço para o crescimento e novas idéias: você não é insubstituível. É melhor ir estimulando novas lideranças. Crie um ambiente propício para novidades. Assim a equipe trabalha dinamicamente. Não imponha mudanças, discuta-as antes de implantá-las, teste-as. 3) Visite-os, para conhecê-los melhor. Cada pessoa tem virtudes a serem aproveitadas e limitações a serem respeitadas. Elogie os resultados alcançados. Cultive relacionamentos pessoais. Lembre-se que trabalhar com pessoas é um dos principais focos do líder. 4) Estimule sua equipe: aproveite os pontos fortes e evite expor a fraqueza dos membros. Exemplo: coloque as pessoas que tem voz clara e entusiasmo para frente da reunião da EBD, mas evite colocar alguém sem ritmo musical na liderança do louvor. Há também pessoas que só gostam de trabalhar "na retaguarda". Não force-os a se expor. Cada pessoa tem pelo menos UM ponto forte! Sua tarefa é achar este ponto e VALORIZÁ-LO, UTILIZÁ-LO E APRIMORÁ-LO. Nosso objetivo é o MESMO, mas nem todos precisam fazer a mesma TAREFA. COMO CONSEGUIR QUE AS PESSOAS COOPEREM ENTRE SI? "Se você puder descobrir uma pessoa que se some a você na sua luta, não terá duplicado, e sim aumentado exponencialmente as suas chances" (do livro "Como despertar o melhor das pessoas" - Alan Loy McGinnis, Editora Sinodal). É importante estabelecer que os objetivos não são os seus, mas os do grupo. As pessoas vão colaborar porque se sentem estimuladas, não porque sua idéia é brilhante! Deixe qualquer mérito seu de lado, e trabalhe com o grupo para atingir os objetivos! Os bons líderes encorajam as pessoas a sentirem-se responsáveis pelos resultados, como equipe. Sucessos e fracassos são da equipe, não de pessoas. Todos são responsáveis (inclusive você). Se alguém não gosta de EBD, não o inclua na sua equipe! Não faça promessas de sucesso fácil, ou sem trabalho árduo. Se alguém acha que o ministério EBD é algo "fácil", é melhor procurar outra função! A colaboração deve vir das pessoas comprometidas, e não das que buscam um cargo "light" (leve)! Um dos princípios básicos da motivação é a justiça: não trate as pessoas de maneira diferente, privilegiando uns em detrimento de outros. Trate a todas com respeito. Recompense igualmente. Valorize as pessoas. Trabalhamos com indivíduos. Lembre-se das prioridades: os objetivos e as pessoas. Não menospreze os indivíduos, suas qualidades e necessidades. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br REUNIÕES DE COORDENAÇÃO Uma reunião para coordenação e planejamento da equipe pode ter resultados horríveis ou ótimos. Depende da forma de conduzí-la: 1) Horário: tenha horário para iniciar e terminar. Uma boa reunião NUNCA dura mais que uma hora. 2) Conteúdo: informe, de preferência por escrito, alguns dias antes, os ASSUNTOS (tópicos) da reunião. 3) Tópicos: Tenha uma sequência de tópicos e não saia delas. Programe com antecedência os assuntos. Liste poucos e defina UM objetivo para cada reunião. Em caso de impasse, nomeie duas pessoas qualificadas da equipe para resolverem o problema posteriormente (assumindo a responsabilidade sobre o assunto). 4) Peça a sua equipe de sempre trazer por escrito idéias e sugestões. 5) Ata: peça para uma pessoa fazer um registro das decisões tomadas num livro de atas. 6) Não "cobre": reuniões não são cobrança. Se há algum membro de sua equipe que está falho, vá inquirí-lo pessoal e reservadamente! 7) Não debata assuntos polêmicos. Isto só cria desgaste. EXEMPLO DE CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO DA EQUIPE EBD A Líder de Menores desta Igreja convoca a todos os professores da EBD para que compareçam a: Reunião para Equipe de Professores da EBD da Igreja de Curitiba-PR Data: 15/10/2000 Hora: 9.00 ás 10.00 horas Local: salão social da Igreja Tópicos a serem tratados: 1) Avaliação do trimestre julho/agosto/setembro 2000 2) Implantação da biblioteca 3) Programação de atividades da EBD para final do ano 4) Assuntos gerais (se houver tempo) Pedimos a todos que tragam idéias e sugestões POR ESCRITO, entregando-as com ANTECEDÊNCIA de 24 horas para a Líder de Menores. Eventualmente, algumas sugestões poderão ser apreciadas posteriormente. Colabore! Sua presença, opinião e colaboração é importante! Andréia de Oliveira Silva Líder de Menores Reflita: 1. Não existem boas ou más reuniões. Só existem as boas ou mal organizadas. 2. Liderar não é convocar reuniões. Convocar reuniões é um método para obter comunicação e integração entre os membros da equipe. 3. Uma reunião não resolve os problemas do grupo. Mas permite que as pessoas compreendam que sem consenso e responsabilidade não se chegará a lugar algum. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br Exercícios em Equipe 1. Distinguir entre objetivo (O) e método (M): a. ( ) "Conseguir 3 novos auxiliares juvenis até o mês de março" b. ( ) "Distribuir cartões com convites pela vizinhança" c. ( ) "Treinar os professores sobre novas tendências de ensino" d. ( ) "Motivar os jovens a virem a EBD, através de temas atuais" 2. Para formar sua equipe de EBD, você convidaria (marque todas que julgar corretas): a. ( ) Um membro de outra igreja b. ( ) Um jovem inexperiente, mas consagrado c. ( ) Um antigo professor de EBD d. ( ) Seu pastor e. ( ) Deixaria a escolha para outra pessoa mais experiente 3. Análises: a) "Não estabeleça objetivos em demasia. Melhor estabelecer um ou dois que sejam alcançados do que muitos que confudam ou dissipem o esforço. Em qualquer tempo, é possível estabelecer novos objetivos." Explique o que sua equipe entendeu: ................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................ ................................................................................................................................. b) "A causa mais frequente do fracasso de uma equipe é a união das pessoas erradas" ( ) Concordamos ( ) Discordamos Porquê? ................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................ ................................................................................................................................. c) "A construção de uma equipe ocorre no decorrer de semanas, meses, anos, e não de dias". Comentem esta afirmativa: ................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................ ................................................................................................................................. d) "JESUS COMO CONSTRUTOR DE EQUIPES: 1. DESIGNOU 70 e formou "mini-equipes" de 2 (Lc 10.1) 2. SELECIONOU 12, após passar a noite orando (Lc 6.13) 3. ESCOLHEU 3 para a cúpula de liderança (Mt 17.1, 26.37) 4. AMOU a todos (Jo 13.1) Escolha um dos tópicos acima e comente-o.
MÓDULO 6 - PRINCÍPIOS DE TRABALHO EM EQUIPE
Uma das tarefas primordiais de qualquer liderança é formar uma boa equipe de trabalho. Este é um princípio que o próprio Moisés, no deserto, teve que aprender (Ex 18.13-26). Todos nós sabemos que trabalhar em equipe, em geral, representa um grande ganho de produtividade, uma melhor distribuição de tarefas, um menor esforço individual. Então, porque tão poucas pessoas se dispõe a estruturar equipes? Não fomos treinados para trabalhar em equipes. Nas escolas, no esporte e no trabalho, somos encorajados a competir em vez de colaborar. Os problemas são apresentados para indivíduos e não para equipes. As recompensas são designadas para indivíduos (notas de provas), os alunos são treinados para serem "auto-suficientes" e não pedirem ajuda, os alvos são estabelecidos por outros, pede-se a indivíduos que os alcancem. Como a recompensa e o reconhecimento são divididos, entra também aí nosso "ego", pois se tivermos que dividir os louros com outros... Para nós, cristãos, todos os louros são de Cristo, portanto, podemos dispensar esta busca do "ouro olímpico" e tratar de buscar o Reino de Deus, em primeiro lugar (Mt 6.33). QUAIS OS PASSOS PARA FORMAR UMA BOA EQUIPE? 1) Convidar e selecionar a equipe de coordenadores da EBD 2) Estabelecer objetivos alcançáveis e de acordo (consenso) mútuo 3) Distribuir tarefas e funções de acordo com a capacidade de cada membro 4) Ter avaliações periódicas e criar programa de motivação contínuo PASSO 1: COMO ESCOLHER A EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA EBD? 1) Faça uma sondagem informal: a pior coisa é "anunciar em público", pois a tendência das pessoas é fugir de responsabilidades "proclamadas"! Vá visitar os possíveis candidatos. Ore com eles, converse sobre os objetivos... enfim, a primeira tarefa para escolher um bom candidato é conquistá-lo! 2) Selecione: após ter 4 a 6 nomes em mente, faça uma seleção, para formar uma equipe inicial de 4 (quatro pessoas): você e mais 3. Ore por 7 dias antes de escolher com quem vai trabalhar. 3) Convoque a primeira reunião, informalmente: nada de cartazes, anúncios, etc. Confirme com cada um dos nomes selecionados a participação em data e horário marcados. Comunique seu pastor, e convide-o para estar presente. O pastor será o conselheiro da EBD. 4) Não distribua cargos já na primeira reunião. Esta deve ser informal, com espírito de oração, louvor, e gratidão. Mas já estabeleça os objetivos para a EBD, anotando-os em ata. Lembrese: objetivos simples e fáceis de memorizar. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br PASSO 2: ESTABELECENDO OBJETIVOS: Há 4 regras imprescindíveis para fixar objetivos adequadamente: 1) ESPECÍFICO: suficientemente claro para que a equipe saiba o que fazer para alcançar o objetivo. Exemplo: "4 classes de Estudo Bíblico dominical: rol do berço, infantil, adolescentes, jovens/adultos". 2) MEDIDO: para que todos possam saber se foi alcançado ou não. Exemplo: "Biblioteca com 45 livros até o final do ano". 3) ALCANÇÁVEL: realista (não otimista, nem pessimista), sobre o qual se concorda. 4) TEMPORAL: fixado em função do tempo. Exemplo: "ter 10 novas matrículas até o final de agosto". NOTE QUE Objetivos: o que se pretende alcançar (exemplo: ter uma EBD com 40 alunos matriculados até 31.12.2001). Métodos: maneiras práticas de se alcançar os objetivos (exemplo: convidar no bairro 10 famílias para conhecerem a EBD). Normalmente, os objetivos são em pequeno número (de 1 a 5) e os métodos para obtê-los, podem ser múltiplos (exemplo: um objetivo pode ter vários métodos para alcançá-los). PASSO 3: DISTRIBUIR TAREFAS E FUNÇÕES Aparentemente, este é um passo fácil. Entretanto, ocorrem sutilezas. Observe que: 1) Distribuir tarefas que ninguém quer exige um alto nível de coesão (união) e visão dos membros sobre o objetivo a alcançar. Em último caso, fique com as tarefas desagradáveis para você mesmo. Mas não se sobrecarregue, acumulando tarefas e funções. 2) As funções não deveriam ser mais que 2 por pessoas: exemplo: ensinar na EBD e ser o líder da juventude. Uma terceira função desqualifica a pessoa, por falta de tempo! 3) Nas tarefas que exigem esforço extra, nomeie 2 ou mais pessoas para cuidarem do assunto. Exemplo: visitação aos professores da EBD. 4) Treine as pessoas para tarefas e funções: não importa tanto a qualificação da pessoa, mas sua motivação em desempenhar seu serviço. Um "mini manual" da função ou descrição da tarefa, pode ajudar. Deixe as pessoas do grupo compartilharem experiências e funções. 5) Não "jogue funções": você se lembra das horríveis "reuniões de cobrança"? Nunca faça isto. Dê responsabilidades, mas não exija mais que a pessoa possa, de fato, realizar. Se houve fracassos, toda a equipe deve assumir a responsabilidade. Quando um ou mais membros falham, é sinal que houve falta de motivação ou treinamento, e isto é responsabilidade de todos (inclusive de você!). Reflita: 1. "As pessoas tendem a se transformar no que você as encoraja a ser - e não naquilo que diz que devem ser enquanto as aborrece e incomoda" - N.Parker 2. Identifique onde estão os talentos da pessoa e então, suavemente, conduza-a para estas áreas. Isto é maximizar a força do indívíduo para o grupo. 3. Comunicação, Treinamento, Motivação: os combustíveis movimentam uma equipe de sucesso! Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br PASSO 4: AVALIAÇÕES E MOTIVAÇÃO Muitos coordenadores fazem muito bem os passos 1 a 3, mas esquecem da continuidade: 1) Avaliação periódica: revise, com frequência, o desempenho de sua equipe. O que está falhando? Porque? Há necessidades de mudanças? Quais? Procure sempre trabalhar com o consenso. Quando este não é possível, explique claramente sua decisão e os motivos que levaram a tomá-lo. 2) Dê espaço para o crescimento e novas idéias: você não é insubstituível. É melhor ir estimulando novas lideranças. Crie um ambiente propício para novidades. Assim a equipe trabalha dinamicamente. Não imponha mudanças, discuta-as antes de implantá-las, teste-as. 3) Visite-os, para conhecê-los melhor. Cada pessoa tem virtudes a serem aproveitadas e limitações a serem respeitadas. Elogie os resultados alcançados. Cultive relacionamentos pessoais. Lembre-se que trabalhar com pessoas é um dos principais focos do líder. 4) Estimule sua equipe: aproveite os pontos fortes e evite expor a fraqueza dos membros. Exemplo: coloque as pessoas que tem voz clara e entusiasmo para frente da reunião da EBD, mas evite colocar alguém sem ritmo musical na liderança do louvor. Há também pessoas que só gostam de trabalhar "na retaguarda". Não force-os a se expor. Cada pessoa tem pelo menos UM ponto forte! Sua tarefa é achar este ponto e VALORIZÁ-LO, UTILIZÁ-LO E APRIMORÁ-LO. Nosso objetivo é o MESMO, mas nem todos precisam fazer a mesma TAREFA. COMO CONSEGUIR QUE AS PESSOAS COOPEREM ENTRE SI? "Se você puder descobrir uma pessoa que se some a você na sua luta, não terá duplicado, e sim aumentado exponencialmente as suas chances" (do livro "Como despertar o melhor das pessoas" - Alan Loy McGinnis, Editora Sinodal). É importante estabelecer que os objetivos não são os seus, mas os do grupo. As pessoas vão colaborar porque se sentem estimuladas, não porque sua idéia é brilhante! Deixe qualquer mérito seu de lado, e trabalhe com o grupo para atingir os objetivos! Os bons líderes encorajam as pessoas a sentirem-se responsáveis pelos resultados, como equipe. Sucessos e fracassos são da equipe, não de pessoas. Todos são responsáveis (inclusive você). Se alguém não gosta de EBD, não o inclua na sua equipe! Não faça promessas de sucesso fácil, ou sem trabalho árduo. Se alguém acha que o ministério EBD é algo "fácil", é melhor procurar outra função! A colaboração deve vir das pessoas comprometidas, e não das que buscam um cargo "light" (leve)! Um dos princípios básicos da motivação é a justiça: não trate as pessoas de maneira diferente, privilegiando uns em detrimento de outros. Trate a todas com respeito. Recompense igualmente. Valorize as pessoas. Trabalhamos com indivíduos. Lembre-se das prioridades: os objetivos e as pessoas. Não menospreze os indivíduos, suas qualidades e necessidades. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br REUNIÕES DE COORDENAÇÃO Uma reunião para coordenação e planejamento da equipe pode ter resultados horríveis ou ótimos. Depende da forma de conduzí-la: 1) Horário: tenha horário para iniciar e terminar. Uma boa reunião NUNCA dura mais que uma hora. 2) Conteúdo: informe, de preferência por escrito, alguns dias antes, os ASSUNTOS (tópicos) da reunião. 3) Tópicos: Tenha uma sequência de tópicos e não saia delas. Programe com antecedência os assuntos. Liste poucos e defina UM objetivo para cada reunião. Em caso de impasse, nomeie duas pessoas qualificadas da equipe para resolverem o problema posteriormente (assumindo a responsabilidade sobre o assunto). 4) Peça a sua equipe de sempre trazer por escrito idéias e sugestões. 5) Ata: peça para uma pessoa fazer um registro das decisões tomadas num livro de atas. 6) Não "cobre": reuniões não são cobrança. Se há algum membro de sua equipe que está falho, vá inquirí-lo pessoal e reservadamente! 7) Não debata assuntos polêmicos. Isto só cria desgaste. EXEMPLO DE CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO DA EQUIPE EBD A Líder de Menores desta Igreja convoca a todos os professores da EBD para que compareçam a: Reunião para Equipe de Professores da EBD da Igreja de Curitiba-PR Data: 15/10/2000 Hora: 9.00 ás 10.00 horas Local: salão social da Igreja Tópicos a serem tratados: 1) Avaliação do trimestre julho/agosto/setembro 2000 2) Implantação da biblioteca 3) Programação de atividades da EBD para final do ano 4) Assuntos gerais (se houver tempo) Pedimos a todos que tragam idéias e sugestões POR ESCRITO, entregando-as com ANTECEDÊNCIA de 24 horas para a Líder de Menores. Eventualmente, algumas sugestões poderão ser apreciadas posteriormente. Colabore! Sua presença, opinião e colaboração é importante! Andréia de Oliveira Silva Líder de Menores Reflita: 1. Não existem boas ou más reuniões. Só existem as boas ou mal organizadas. 2. Liderar não é convocar reuniões. Convocar reuniões é um método para obter comunicação e integração entre os membros da equipe. 3. Uma reunião não resolve os problemas do grupo. Mas permite que as pessoas compreendam que sem consenso e responsabilidade não se chegará a lugar algum. Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br Exercícios em Equipe 1. Distinguir entre objetivo (O) e método (M): a. ( ) "Conseguir 3 novos auxiliares juvenis até o mês de março" b. ( ) "Distribuir cartões com convites pela vizinhança" c. ( ) "Treinar os professores sobre novas tendências de ensino" d. ( ) "Motivar os jovens a virem a EBD, através de temas atuais" 2. Para formar sua equipe de EBD, você convidaria (marque todas que julgar corretas): a. ( ) Um membro de outra igreja b. ( ) Um jovem inexperiente, mas consagrado c. ( ) Um antigo professor de EBD d. ( ) Seu pastor e. ( ) Deixaria a escolha para outra pessoa mais experiente 3. Análises: a) "Não estabeleça objetivos em demasia. Melhor estabelecer um ou dois que sejam alcançados do que muitos que confudam ou dissipem o esforço. Em qualquer tempo, é possível estabelecer novos objetivos." Explique o que sua equipe entendeu: ................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................ ................................................................................................................................. b) "A causa mais frequente do fracasso de uma equipe é a união das pessoas erradas" ( ) Concordamos ( ) Discordamos Porquê? ................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................ ................................................................................................................................. c) "A construção de uma equipe ocorre no decorrer de semanas, meses, anos, e não de dias". Comentem esta afirmativa: ................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................ ................................................................................................................................. d) "JESUS COMO CONSTRUTOR DE EQUIPES: 1. DESIGNOU 70 e formou "mini-equipes" de 2 (Lc 10.1) 2. SELECIONOU 12, após passar a noite orando (Lc 6.13) 3. ESCOLHEU 3 para a cúpula de liderança (Mt 17.1, 26.37) 4. AMOU a todos (Jo 13.1) Escolha um dos tópicos acima e comente-o.
Comentários
Postar um comentário