CURSO DE LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
MÓDULO 3 - RELAÇÕES HUMANAS O que é “relações humanas”? E a arte do relacionamento humano, que surge quando dois indivíduos se encontram. Quando Deus criou Eva, para ser companheira de Adão, teve inicio o convívio entre os dois, e em consequência, o amor, a ira, o engano, etc. Para que estudar relações humanas? A fim de evitar que haja entraves ao progresso de nossas atividades, da igreja, enfim, para vivermos uma vida mais próxima do mandamento do Senhor (Jo 15.12) Há dois tipos de relações humanas: 1. Comunicação interpessoal: é o relacionamento entre pessoas, caracterizada através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, etc 2. Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo. E o diálogo interior. Exemplos: Salmo 116.11-14, Lucas 15.17-19. Neste curso, estaremos preocupados em analisar e desenvolver nossa comunicação interpessoal. Veja alguns relacionamentos cujo aprendizado poderemos desenvolver: Marido e Mulher Evangelizador e Evangelizado Os integrantes do lar Professor e alunos da Escola Dominical Pastor e membros de nossa igreja Exercícios: Escreva dois relacionamentos importantes para você: ............................................................................................................................................................ ...... Escreva dois tipos de conflitos que podem ocorrer entre as pessoas; ............................................................................................................................................................ ...... Marque com x os tipos de atitudes que você entende ser corretos: ( ) “Cada um deve ter suas próprias preocupações, já basta as minhas” ( ) “Sou professor da Escola Dominical. Será que estou ensinando adequadamente?” ( ) “Isto é um problema que os lideres da igreja devem resolver” ( ) “Não tenho dinheiro. Mas como poderei auxiliar este amigo neste problema?” ( ) “Que bom, já tenho a salvação Posso ficar tranquilo, não preciso fazer mais nada” ( ) “Vou estudar relações humanas. Certamente melhorarei alguma coisa” ( ) “Dou meu dizimo e tenho as bênçãos de Deus. Que mais eu quero?” ( ) João prejudicou Maria. Retornou duas semanas após e disse que “tudo não passou de uma brincadeira” ( ) O regente do coral adverte em público um coralista desafinado ( ) Antônio escuta calado as reclamações de sua esposa. Logo após, ajoelha-se para orar em seu quarto ( ) Todo mundo critica certa pessoa. Você então julga então que é melhor que ela Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br EMPATIA E ESTILO DE COMUNICAÇÃO A seguir, as conclusões que chegou um grupo de psicólogos, que pesquisou acuradamente num treinamento de Relações Humanas: 1. Grande parte do nosso trabalho é feito por meio do contato com os outros, quer como indivíduos, quer como grupo. 2. A eficiência em lidar com outras pessoas, é muitas vezes prejudicada pela falta de habilidade, de compreensão e de trato interpessoal. 3. As pessoas que tem mais habilidade em compreender os outros e traquejo interpessoal são mais eficazes no relacionamento humano 4. A experiência tem comprovado que as pessoas podem aprender e aperfeiçoar a sua habilidade em compreender os outros e a si próprias, adquirindo traquejo nas relações interpessoais. As vezes nós não compreendemos por que temos certos tipos de comportamentos ou atitudes Não tentamos verificar que isso pode acontecer, por que temos dentro de nós conflitos que não conseguimos resolver. Esses conflitos íntimos impedem nossa maneira eficiente de agir. Exemplo: o marido „briga” com a esposa, porque o patrão “briga” com ele. Se as pessoas descobrem como agem, por que agem e tentam descobrir maneiras para compensar tais comportamentos, isso as ajudará a agir com mais eficiência no relacionamento interpessoal e na compreensão intrapessoal. A compreensão dos outros (um dos aspectos mais importantes nas Relações Humanas) é a aptidão para sentir o que os outros pensam e sentem. sem portanto, envolver-se com tais sentimentos. Esta aptidão denomina-se empatia. Jesus, o Mestre, foi o exemplo de empatia. Ele ouvia e compreendia (Jo 8.4-11), não julgou (Jo 9.3), aceitou (Lc 15.1-2), interessou-se (Mc 6.38-42), ensinou o perdão (Mt 18.2l-22), etc. Seu padrão: o amor! Exercícios: Ache e comente duas passagens em sua bíblia que demonstram que Jesus era um mestre em relações humanas. 1. ....................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................... 2. ....................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................... Em seu grupo, diversas pessoas têm opiniões diferentes da sua. Os assuntos mais polêmicos costumam ser as preferências religiosas e políticas. Descubra duas pessoas que votaram em dois candidatos diferentes dos seus nas últimas eleições presidenciais e descubra o porquê tais pessoas escolheram aquele candidato (você só vai escutar e entender, sem querer comprovar que seu candidato foi ou era o melhor!) Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br ESTILO DE COMUNICAÇÃO O obreiro cristão, o professor, o líder, deve ter muito cuidado com seu estilo de comunicação, caso contrário, seu estilo pode ser o responsável pelo desinteresse do grupo com o qual você trabalha, podendo ate, afastá-lo do mesmo. “Estilo de comunicação” nada mais é do que o conjunto das qualidades de expressão. características de um emissor em comunicação. Exemplos: “estilo autoritário”, aquele que dá ordens, sem se preocupar com os sentimentos ou opiniões dos outros; estilo “zombador”, só quer rebaixar o que os outros pensam, etc. Sete qualidades de um bom estilo de comunicação: 1. DIRETO: procura falar frases simples, indo direto ao assunto (não fica “enrolando”). 2. DESEMBARAÇADO: é “leve”, sem palavras “difìceis” ou “gìrias”. 3. EQUILIBRADO: procura ouvir tanto quanto falar e não interrompe a conversa dos outros. 4. ADEQUADO: procura não agredir os sentimentos ou opiniões divergentes. 5. CALMO: ritmo de voz pausado e volume médio. 6 RECEPTIVO: aceita objeções, procurando descobrir quais os motivos para tais. 7. POSITIVO: expressa algo que beneficia o receptor da mensagem (ouvinte), elogia. EXERCÍCIO Alberto, um líder cristão, deseja mudar a escola dominical de sua igreja. Marque com C as alternativas que você acha corretas para que ele atinja seu objetivo: ( ) “Vou criticar todo o sistema atual” ( ) “Vou copiar as idéias que li naquele livro sobre planejamento de EBD” ( ) “É melhor desistir, já que ninguém se interessa mesmo” ( ) “Se alguém for contra, não vou mais apoiá-lo em outras questões na igreja” ( ) “Vou falar sobre outros assuntos, e no final da reunião, faço um rápido comentário. Ai todo mundo estará com pressa para sair e vão aprovar rapidamente as mudanças” ( ) “Elaborarei um plano, por escrito. Depois, aperfeiçoarei o mesmo, com as sugestões do pastor e dos professores da ED. Dai então farei uma exposição na reunião de lideres” ( ) “Acho que o atual sistema está bom, mas poderá ser melhorado com a inclusão de um novo currìculo de escola dominical” ( ) “Vou expor minha idéia em termos técnicos e bonitos. Vou usar palavras como “metodologia de crescimento”. “modernidade na escola dominical”, etc. Todos vão achar que eu sei muito e aprovarão minhas idéias” Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br RELAÇÕES HUMANAS - CONCLUSÃO SOBRE OS EXERCÍCIOS Nos exercícios anteriores, verificamos algumas ações de relacionamentos com pessoas, uns benéficos e outros maléficos: AÇÕES NEGATIVAS: COMODISMO: torna tudo “morno” e sem sal JULGAMENTO: destrói imediatamente qualquer relacionamento IRRITAÇAO: transfere a carga de algo errado para outra pessoa LEVIANDADE: desconsidera que os outros tem sentimentos e preocupações MENTIRA: acaba com a confiança entre duas pessoas CRÍTICAS: forma uma “muralha da China” nos relacionamentos AÇOES POSITIVAS: ACEITAÇAO: compreende que as pessoas são falhas e precisam de ajuda OUVIR: permite entender os sentimentos dos outros PACIÊNCIA: permite suportar-nos uns aos outros ELOGIAR: auxilia nos laços de simpatia mútua INTERESSAR-SE: mostra a outra pessoa que ela pode “contar conosco SORRIR:o exercício mais relaxante e simpático que Deus criou Vamos analisar porque todos nós temos a ganhar com a melhoria de nossos relacionamentos e diversas formas de fazê-lo. Reflexões: 1. “Antes de criticar alguém, pesquise porque a pessoa agiu/age daquela forma” 2. “Entender porque as pessoas agem de determinada forma não é concordar com suas atitudes” 3. “A missão do cristão não é julgar, mas testemunhar. Por isso, nosso relacionamento com outras pessoas é de paz, mansidão e amor, e não de juìzo.” 4. “Relacionar-se com outros custa nosso tempo e paciência. Mas vale a pena, porque nós nos tornamos mais úteis ao nossos semelhantes.” Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br REDE DE RELACIONAMENTOS Uma rede de relacionamentos é mais do que uma “relação de amigos”. Trata-se de uma teia de pessoas, ligadas entre si pelas mais diferentes formas de relacionamento (coleguismo, amizade, profissionalismo, lazer, parentesco, vizinhança, etc). Cada vez que se amplia nossa rede de relacionamentos, mais oportunidades teremos de realizar-nos como pessoas humanas, de sermos úteis, de termos satisfação e alegria. Por exemplo: numa viagem para o Rio de Janeiro, se você conhece pessoas naquela cidade, poderá obter boas “dicas” dos pontos turìsticos, desfrutando assim muito melhor sua viagem. Outro exemplo: você gostaria de formar um grupo de solidariedade cristã, visando evangelizar as crianças carentes. Ao invés de correr para os “polìticos”, você poderá solicitar auxilio financeiro e apoio nas pessoas que você conhece! Como aumentar nossa rede de relacionamentos? 1. Converse com estranhos, ou pessoas que nunca conversou antes. Os mais acessíveis a estes novos contatos são os adolescentes e os idosos. 2. Lembre-se de pessoas que há. muito tempo você não conversa. Mande uma carta, telefone, ou vá pessoalmente. 3. Combine algum tipo de atividade com seus colegas de estudo ou profissão, tipo: assistir um filme juntos, “churrascada”, etc. 4. Tenha uma agenda e anote todos os nomes de seus conhecidos, seus endereços e telefones. Guarde os cartões de visita que receber e procure visitá-los periodicamente. 5. Quando for a algum seminário, curso ou viagem, procure conhecer novas pessoas, anotando o nome, telefone e endereço. 6. Aproxime-se dos visitantes da igreja. Se possível, anote seus nomes, endereços e telefones. Uma boa rede de relacionamentos poderá. facilitar em muito as seguintes atividades: 1. Arrumar um novo emprego 2. Referências pessoais para algum negócio 3. Evangelismo pessoal 4. Conhecer novas pessoas 5. Obter muitas informações como: concursos públicos, impostos, questões trabalhistas e previdenciárias, dúvidas sobre leis, orientações sobre financiamentos, etc. Quem tem muitos relacionamentos, tende a ter mais facilidades em desenvolver suas atividades. Por exemplo: um estudante poderá ter suas pesquisas escolares ampliadas se tiver entre seus bons relacionamentos, alguém que tenha uma biblioteca, etc. Exercício: José é um rapaz que anda muito isolado e triste. Escreva como você poderá. ajudá-lo, baseado no que você aprendeu neste curso: Curso de Lideranças da EBD www.ebdonline.com.br RELACIONAMENTOS COMO MELHORAR NOSSOS RELACIONAMENTOS 1. Cumprimente as pessoas. Nada há tão agradável e animado, quanto uma palavra de saudação. particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis” 2. Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. 3. Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome. 4. Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo. 5. Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade. 6. Interesse-se sinceramente pelos outros. 7. Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os lideres elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros. 8. Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia:. o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo. 9. Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros. 10. Preste favores, sem esperar nada em troca. 11. Ao dizer “não”, o faça com delicadeza, 12. Nunca devolva um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos. Veja Pv 10.18-20, 15.1 13. Não se meta onde não é chamado: 2 Ts 3.11 14. Jamais passe comentários negativos. EXERCÍCIO: Você recebe uma promoção em seu emprego. Mas seu colega de trabalho, mais antigo do que você na função, não recebe promoção. A partir de então, seu relacionamento com este colega torna-se “frio”, sua conversa com ele ocorre somente no contexto do trabalho, e a antiga cordialidade entre vocês desapareceu. Defina uma estratégia para recuperar este relacionamento: ........
Comentários
Postar um comentário