Aula Bíblica berçário - Quanta coisa bonita eu posso segurar
Momento do louvor:
Clique aqui⇨MEU BARCO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1
Clique aqui⇨Três palavrinhas
Clique aqui⇨Se eu fosse um elefante
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Evidenciar o fato de que o Papai do Céu criou nossas mãos para segurar coisas lindas.
“[...] tu me seguras pela mão” (Sl 73.23).
Nesta lição, as crianças poderão compreender que o Papai do Céu criou as suas mãos para que elas possam pegar coisas lindas. Nesta fase de experimentação, é importante que os bebês reconheçam diferentes texturas, sintam os objetos com as mãos. Desde a semana passada elas sabem que foi Deus quem criou as mãozinhas delas. Enfatize que enquanto são pequenas, não podem pegar coisas grandes e pesadas. Mostre imagem de coisas que as crianças podem pegar e coisas que não podem pegar.
Nesta lição, as crianças poderão compreender que o Papai do Céu criou as suas mãos para que elas possam pegar coisas lindas. Nesta fase de experimentação, é importante que os bebês reconheçam diferentes texturas, sintam os objetos com as mãos. Desde a semana passada elas sabem que foi Deus quem criou as mãozinhas delas. Enfatize que enquanto são pequenas, não podem pegar coisas grandes e pesadas. Mostre imagem de coisas que as crianças podem pegar e coisas que não podem pegar.
Trabalho manual com massinha:
A argila e a massa de modelar são sempre as melhores amigas do professor. Quando as crianças começam a empurrar uns aos outros, demonstrando desta e de outras maneiras que estão inquietas e que já prestaram atenção ao professor tanto quanto lhes foi possível, o professor utiliza a argila. O que as crianças pequenas podem fazer com a argila? Como as crianças ainda não alcançaram o estágio da representação, não podemos esperar que voluntariamente modelem pessoas ou objetos. Por vezes, podem formar algo e então dizer o que é aquilo, mas não é o mesmo que primeiramente decidir o que vai fazer e depois modelar o objeto. A atitude mais correta é ajudá-las a aprender as diversas maneiras de manipular. Sente-se com elas, amassando um pouco de argila também. Pode-se amassar, puxar, esticar, enroscar, amontoar, formar bolas, separar, unir, fazer formas achatadas, redondas, longas, curtas, pontudas. Pode-se empurrar a argila com o dedo, formando dois olhos, e dizer: “Olhem, fiz um rosto”.
A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas. A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário. Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas. A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário. Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Brinque com a criança na área de estimulação.
Deixe que ela segure na barra de apoio para se levantar e olhar no espelho. Mostre suas mãozinhas no espelho, balance sua mãozinha para dar tchau, bata palminhas, acaricie o rosto.
Coloque o túnel de tecido para que ela engatinhe e pegue algum brinquedo, ponha a criança na piscina pequena de bolinha para que ela brinque e pegue as bolinhas coloridas. Se a criança estiver no berço, deixe que alcance um móbile ou pegue brinquedos coloridos. Dê uma bola colorida de tecido para que ela pegue, observe e brinque.
Caixa de papelão para tirar imagens e contar histórias:
Atividades
Ofereça massa de modelar para que manipulem, independente do que produzirão.
Trabalho manual com massinha:
Trabalho manual com massinha:
Ore:
Obrigada, Deus, pelas mãozinhas do/da (nome da criança). Obrigada, Deus, pelos dedinhos do/da (nome da criança).
Obrigada, Deus, pelas mãozinhas do/da (nome da criança). Obrigada, Deus, pelos dedinhos do/da (nome da criança).
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Para concluir
Lanche:
Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo,
para suas crianças e agradeça a Deus.
Lanche:
Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo,
para suas crianças e agradeça a Deus.
Clique aqui⇨manualidades biblicas
Clique aqui⇨Quebra gelo/Dinâmica e jogos bíblicos
Clique aqui⇨Vídeos oficina bíblica Youtube
Comentários
Postar um comentário