APRENDENDO OS 12 APÓSTOLOS
Na semana passada, estávamos aprendendo sobre os apóstolos durante a aula de catecismo. Nosso livro acabou de chamá-los de 12 apóstolos e concentrou-se no trabalho que eles estavam fazendo com Jesus divulgando as Boas Novas. Queríamos aprofundar um pouco mais nossa atividade de apoio e ajudar nossos alunos da primeira série a se familiarizarem com seus nomes.
Criei um mini livro de acordeão com uma página para cada apóstolo para que eles usassem como referência. Hoje tenho um brinde para você!
Criei um mini livro de acordeão com uma página para cada apóstolo para que eles usassem como referência. Hoje tenho um brinde para você!
Normalmente, eu gosto de fazer com que os alunos façam o máximo que puderem na criação e execução de projetos. No entanto, como os vemos apenas uma vez por semana por um período tão curto, decidimos preparar os livros com antecedência para economizar algum tempo durante as aulas.
Os livros são divididos em quatro partes, por isso era apenas uma questão de espalhá-los e gravar as costuras. Existem guias incluídas que mostram em que ordem colocá-las e onde gravar.
O próximo passo foi dobrar o livro, tornando-o um livro em estilo acordeão. Acabei de dobrar as páginas da linha (ou o mais próximo possível).
Quando estávamos na aula, entregamos a cada aluno a folha de apóstolos. Eles tiveram que colorir Pedro, João, Filipe, Bartolomeu, Tiago, o Menor, André, Jude Thaddeus, Simão, o zelote, Mateus, Judas Iscariotes, Thomas e Tiago, o Grande.
Depois de colorirem os apóstolos, eles os separaram. Pedimos que eles os colocassem no topo de sua mesa em uma linha (versus em uma pilha), para que eles pudessem encontrar facilmente a correta.
Em seguida, fomos um de cada vez e pedimos para colar um apóstolo (usando as esponjas de cola, mas um bastão de cola ou uma garrafa também funciona) enquanto lemos alguns fatos sobre essa pessoa em particular. Depois passamos para o próximo, lemos alguns fatos e colamos. Repetir. Continuamos até que todos os 12 foram colados no livro.
Para os alunos mais velhos, eu gostaria que os alunos escrevessem alguns fatos nas costas de cada apóstolo. Podem ser fatos que você, como professor, lê e compartilha ou podem ser fatos que pesquisam. Poderia incluir de onde eles eram, sua ocupação, o que eles fizeram ou disseram quando Jesus estava vivo, o que eles fizeram após a morte de Jesus, etc.
Enquanto minha turma estava colorindo, eu queria encontrar uma música para tocar que os ajudasse a se familiarizar com os nomes dos apóstolos. Fiz uma pesquisa rápida e encontrei isso no YouTube. Era adorável e uma música familiar.
Como eu não estava planejando fazer isso, a única coisa que eu precisava tocar era no meu telefone, então eu apenas aumentava o volume e tocávamos repetidamente até que as crianças estavam cantando.
Comentários
Postar um comentário