BERÇÁRIO TEMA TRIMESTRAL: QUEM É DEUS
BERÇÁRIO*
TEMA TRIMESTRAL: QUEM É DEUS
🍃🌸🍃🌸🍃🌸🍃
Deus me fez assim. Eu gosto de livros
Ideias
– Faça um móbile num cabide ou numa vara e pendure pedaços de pano de cores vivas, recortados em diversas formas, cheios com algodão ou material macio.
– Providencie um livrinho de pano sobre a criação: árvores, flores, frutas, paisagens, céu, lua, estrelas, sol.
– Providencie livrinhos de vários tipos de animais.
– Providencie livrinhos de pássaros.
– Providencie livrinhos de aves.
– Providencie livrinhos de peixes.
– Providencie livrinhos com som de animais.
– Providencie livrinhos com bichinho de pelúcia na capa.
– Providencie livrinho de plástico para banho.
– Se não for possível achar os diversos tipos de livros, faça-os com figuras, tecido, EVA ou TNT.
– Cole as figuras em caixa ou dados de tecido.
– Providencie livros de vários tipos de criança. Crianças brincando, tomando banho, comendo, no parque, dormindo, engatinhando, com a família.
– Faça um livro de texturas diferentes.
– Providencie um livro com dedoches.
Lembrete da aula para os pais – Faça um livrinho de texturas diferentes recortados de várias formas.
Receba a criança com uma expressão de alegria e contentamento. Se a criança estiver acordada converse e brinque com ela, sorria sempre. Se estiver dormindo, coloque-a no berço com cuidado para não acordá-la antes da hora. O ambiente deve ser silencioso e aconchegante.
Fale o Pensamento Bíblico da Unidade 1 – “Deus é amor – 1 João 4:8″. Não há momento único para falar o pensamento bíblico. Aproveite as oportunidades que surgem durante a aula. Mostre um livrinho com figura da criação e diga: (nome da criança), Deus ama você. Deus fez as frutas para você comer.
Ensine – Mostre para a criança no berço o móbile de tecido para que ela sinta com as mãozinhas as texturas e formas diferentes. Deixe uma almofada embaixo dos pezinhos dela para que se exercite e sinta a sua maciez.
Mostre um livrinho de figuras e comente com a criança cada uma delas. As crianças têm a habilidade de ler figuras, observando-as elas aprendem muito e também se desenvolvem fisicamente quando estimulam os músculos dos olhos com a leitura e observação das figuras. As cores, as texturas a apresentação gráfica ajudam a criança a assimilar informações úteis para aprendizagem.
Quando a criança manuseia um livro, sua atividade mental se desenvolve, aprende a relacionar o que vê com sua vida diária, estimula sua criatividade, desenvolve seu pensamento e enriquece o cérebro com novas informações. Com o uso do livro, o processo de aprendizagem da linguagem se desenvolverá mais rapidamente.
O professor poderá ensinar nomes de objetos, palavras novas, palavras que expressam sentimentos, mostrando um livro para a criança. Também se desenvolve espiritualmente, a criança que está acostumada com livros, porque começa a relacionar palavras como Jesus, Deus, Igreja, Pessoas, com sentimentos agradáveis. Começa a aprender que Deus é Criador e a conhecer a natureza que Ele criou através dos livros. As crianças imitam as ações e atitudes dos personagens dos livros.
Uma história contada ou mostrada num livro faz com que a criança demonstre suas emoções. Até mesmo as crianças de berço podem aprender com os livros, elas precisam manusear os livros de pano e observar as figuras. Daí a importância de professores e pais.
Com as crianças de berço é uma boa prática segurar o livro nas mãos, tendo a criança no colo, ficando atento aos comentários oportunos que pode fazer. Se for a figura de um cachorro, o professor faz um comentário sobre Deus, criador dos animais, fala das características físicas do animal, do latido que faz, imitando-o.
A Bíblia, própria para crianças, deve fazer parte da aula. A criança precisa saber que ali estão as histórias sobre Jesus, Deus, a natureza, pessoas bondosas. As figuras da aula podem ser retiradas das páginas da Bíblia. Os livros ativam a capacidade de imaginação e criatividade das crianças.
Ao ver figuras em um livro, converse sobre o cuidado de Deus para com todos os seres que Ele criou. Selecione figuras de mamíferos, pássaros e comente como Deus fez tudo bem feito, de acordo com a necessidade de cada criatura. Comente que Deus fez as cores para nossa alegria e que também devemos cuidar da criação no mundo de Deus. Quando mostrar um livro com frutas ou vegetais ensine que Deus nos dá esses alimentos para sermos fortes e sadios. Use o pensamento bíblico: “Verdadeiramente Deus é bom”.
Ore – Sempre procure uma oportunidade durante a aula para orar e agradecer a Deus pela criança, pelos alimentos, natureza, animais: Obrigada, meu Deus, porque o/a (nome) está aqui aprendendo. Obrigada, meu Deus, porque o Senhor fez os alimentos. Obrigada, meu Deus, porque o Senhor é bom.
Cante ou toque um CD – “Eu posso aprender porque Deus me fez inteligente, Ele é bom pra mim. Deus me fez assim: gosto de brincar e gosto de livros”. Cante: “Deus é bom pra mim”.
Brinque – Leve a criança para a área de estimulação e brinque mostrando livros de vários tipos e texturas. Coloque-os a certa distância para que ela alcance e escolha o que quiser.
Depois, sente-se com ela e leia ou conte a história ou mostre as figuras e comente. Mostre um livrinho de dedoches e movimente para que ela veja, contando a história. Mostre o livrinho com sons de animais e comente.
Brinque com os dados, olhando as figuras variadas coladas nele ou empilhando-os. Se for possível, tenha um livro grande, com figuras grandes para mostrar e atrair a atenção da criança. Lembre-se de aproveitar os momentos oportunos para orar e agradecer a Deus. Fale também o pensamento bíblico quando tiver oportunidade.
Final da aula – Entregue o lembrete da aula para que os pais enfatizem o ensino durante a semana.
FONTE:blog num click PEGUEI COM TIA Vanessa no face
Mostre um livro com figuras da criação: dia, noite, sol, crianças brincando.
Aula 1 – Deus criou o dia e a noite
Pensamento Bíblico da Unidade 2: “Deus é Criador” Gênesis 1:1
Ideias:
– Monte um livro de tecido com figuras de crianças brincando de dia e crianças descansando, dormindo à noite.
– Faça um móbile com figuras de crianças brincando e dormindo para enfeitar e ensinar crianças no berço.
– Cole figuras semelhantes em varetas de plástico e mostre uma a uma para a criança, conversando com ela.
– Providencie uma caixa de papelão e barbante, blocos e vasilhas de plástico para encaixe.
Lembrança da Aula para os pais:
– Faça um círculo de feltro: metade branco: com a figura de uma criança acordada (dia) e metade preto, com figura de uma criança dormindo (noite). Escreva: “Deus criou o dia e a noite” Gênesis 1:5. Pode ser feito de EVA ou TNT, e também pode ser feito somente o círculo branco (dia) e preto (noite).
– Outra opção é fazer um quadro de EVA com figura de criança brincando (dia) e dormindo (noite). Escreva: “Deus criou o dia e a noite” Gênesis 1:5.
Receba a criança com um sorriso, chamando-a pelo nome.
Fale o pensamento bíblico da Unidade 2: “Deus é Criador” Gênesis 1:1
Deus criou o dia para o/a (nome) brincar. Deus criou a noite para o/a (nome) dormir e descansar. Deus ama o/a (nome).
Ensine: Pegue a criança no colo e mostre figuras da criação: dia (crianças brincando) e noite (crianças dormindo, descansando, ouvindo história). Para crianças com menos de um ano mostre livros de tecido ou plástico, material lavável com figuras simples e grandes ou fantoche de vara com figuras de crianças brincando (dia) e crianças dormindo (noite).Ponha um CD com músicas calmas. Diga: Deus ama o/a (nome). Deus fez o dia para o/a (nome) brincar e mostre figuras de crianças acordadas brincando e fazendo outras atividades.
Se a criança for maior, brinque com ela puxando-a numa caixa grande de papelão e fale: Que gostoso brincar! Deus fez o dia para o/a (nome) brincar.As crianças a partir de um ano, gostam de rabiscar com gizão de cera numa folha de papel grossa. Numa metade, cole papel preto para representar a noite e a outra metade deixe branco para representar o dia. Dê um gizão de cera e deixe a criança rabiscar à vontade sob seus cuidados. As crianças revelam puro prazer em manipular o gizão de cera. Valorize o trabalho dos rabiscos, colocando-o no varal da sala e entregando-o aos pais para que façam o mesmo em casa.
Fale: Deus ama o/a (nome). Deus fez o dia para o/a (nome) brincar, pintar e se divertir. Veja como o/a (nome) fez um desenho lindo! Continue conversando: Deus ama o/a (nome). Deus fez a noite para o/a (nome) descansar e dormir. Mostre figuras da noite, crianças dormindo. Providencie um lençol e colchonete ou almofadas e coloque a criança para descansar, mas não force.
Ore: Obrigada, Deus, pelo dia. Obrigada, Deus, pela noite. Obrigada, Deus, porque o/a (nome) pode brincar de dia e dormir à noite.
Brinque: Diga: Vamos brincar (nome)? Deus fez o dia para o/a (nome) poder brincar.
Se a criança estiver no berço balance o móbile e mostre cada figura (uma a uma) comentando. Balance o chocalho e diga: Deus ama o/a (nome). Deus fez o dia para o/a (nome) brincar. Sorria e bata palmas, porque a criança gosta de imitar.
Se a criança estiver na área de estimulação, ponha perto dela blocos grandes para empilhar e diga: Vamos brincar (nome)? De dia nós podemos brincar. Deus criou o dia para o/a (nome) brincar. Deus é tão bom! Ponha vasilhas de plástico de diversos tamanhos para a criança tentar encaixar e brincar. Brinque com ela também.
Deixe que ela tire brinquedos de uma caixa, porque ajuda na coordenação motora e a criança se diverte.
Cante: “Quem fez o dia lindo? Foi Deus, foi Deus. Quem fez o/a (nome)? Foi Deus, foi Deus. Quem fez a noite linda? Foi Deus, foi Deus. O dia é pra brincar? Sim, sim, sim. A noite é pra dormir? Sim, sim, sim. Deus é criador? Sim, sim, sim. Deus ama o/a (nome)? Sim, sim, sim”.
Final da aula: entregue para os pais o lembrete da aula para reforço na semana.
Aula 2 – Deus criou o Sol
- Pensamento Bíblico da Unidade 2: “Deus é Criador” Gênesis 1:1
- Ideias:
– Faça um móbile com sol de vários tamanhos para enfeitar o berço;
– Ponha um bolsão preso ao lado do berço com figuras para mostrar (uma a uma)
para a criança: sol, crianças brincando na praia, na água, no parque, crianças passeando;
para a criança: sol, crianças brincando na praia, na água, no parque, crianças passeando;
– Faça um chocalho e cole a figura do sol;
– Faça um livro de tecido com figuras da criação: noite, dia, céu, terra, sol, lua,
Estrelas, crianças brincando.
Estrelas, crianças brincando.
- Lembrete para os pais:
Recorte um quadrado de feltro branco, ou TNT, ou EVA e cole um sol amarelo. Escreva o Pensamento Bíblico: “Deus criou o sol”, Gênesis 1:16.
Peça para os pais guardarem os lembretes da Unidade 2, para no final unirem as figuras num livro. Assim a criança poderá brincar e observar a criação e os pais terão material para reforçar o ensino.
- Aula:
– Receba a criança com alegria. Fale: Que bom! O/a (nome) veio hoje pra brincar e aprender de Deus!
– Fale o pensamento bíblico da unidade 2, sempre que possível durante a aula: “Deus é Criador”, Gênesis 1:1. Deus criou o sol porque ama o/a (nome). O sol faz o/a (nome) crescer com saúde. É gostoso brincar no sol (mostre uma figura de criança brincando). Deus criou o sol.
- Ensino:
Mostre um livro com figuras da criação: dia, noite, sol, crianças brincando.
Fale: Deus criou o sol (mostre a figura). O/a (nome) gosta de brincar no sol. O sol faz bem para a saúde do/da (nome). Deus fez o sol porque Deus é bom. Deus ama o/a (nome). É gostoso brincar no sol (mostre a figura), passear no carrinho de bebê com a mamãe, passear no parque (mostre a figura). O sol é bom porque faz a plantinha crescer ( mostre uma figura de planta ou um vasinho com planta).
O sol também faz o/a (nome) crescer forte. O sol faz bem pra saúde do/da (nome). Quando faz sol o/a (nome) pode brincar com água (mostre uma figura de praia ou piscina com crianças brincando).
Se a criança for maior deixe que brinque com um barquinho na água, mas fique atenta e tenha uma toalha para enxugar a mão da criança. Diga: Como Deus é bom! Deus fez o sol para o/a (nome) brincar e crescer forte.
- Ore:
Obrigada, Deus, pelo sol.
Obrigada, Deus, porque o sol faz bem para o/a (nome).
Obrigada, Deus, porque o dia fica lindo e quentinho com o sol.
- Cante:
Quem fez o sol quentinho? Foi Deus, foi Deus.
Quem fez o dia lindo? Foi Deus, foi Deus.
Quem fez o/a (nome)? Foi Deus, foi Deus.
Cante ou fale: Deus mandou o sol brilhar.
Para o dia lindo ficar.O/a (nome) vai brincarE bem forte vai ficar.Deus ama o/a (nome)
Para o dia lindo ficar.O/a (nome) vai brincarE bem forte vai ficar.Deus ama o/a (nome)
- Brinque:
Coloque um brinquedo colorido no berço e estimule a criança pegar. Movimente o móbile com várias figuras de sol para que a criança o observe
Leve a criança maior para a área de estimulação e brinque com ela. Aproveite para falar o versículo e orar. Ponha dados coloridos de espuma com figura de sol, dia, crianças, para que o bebê empilhe. Segure a criança pela mão e ande com ela ou deixe que engatinhe para pegar um brinquedo.
- Final da aula: Entregue o lembrete da aula para os pais, ensinando-os a revisar o ensino.
Comentários
Postar um comentário