Animais da Bíblia História e lembrancinha
pragas do Egito
Clique aqui⇨Vídeos oficina bíblica Youtube
pragas do Egito
Já contei pra vocês que quando Deus criou a serpente ela era o animal mais lindo do Jardim do Éden, tinha asas e voava, pousando de galho em galho e comendo frutas. Depois que a ela foi usada pelo anjo mal para enganar Eva, Deus a amaldiçoou. Ela perdeu suas asas e, para se locomover, passou a precisar rastejar pelo chão. Existem serpentes de todos os tamanhos. Algumas são pequenas, mas outras podem ter mais de 10 metros de comprimento. Elas podem viver até 20 anos, mas hoje vou contar a história de algumas serpentes que viveram somente alguns minutos. O que será que aconteceu? Vocês se lembram de Moisés? Foi ele quem libertou o povo de Deus da escravidão do Egito. Eu falei sobre ele nas histórias dos animais que atacaram a Terra.
Quando Moisés era menino foi adotado pela filha do rei Faraó, a princesa do Egito. Ele virou um príncipe, mas nunca se esqueceu de que seu povo era escravo. Sofria muito quando os via sendo maltratados. Certo dia, ele viu um soldado egípcio batendo num escravo hebreu, que era do seu povo. Ele ficou com tanta raiva que matou o soldado. Então, teve de fugir para o deserto para não ser morto pelo Faraó. Lá no deserto, ele conheceu uma linda moça e se casou com ela. Como seu sogro tinha muitas ovelhas, Moisés se tornou um pastor de ovelhas. Certo dia, enquanto pastoreava, ele viu uma coisa muito interessante. Uma árvore estava pegando fogo, mas o fogo não conseguia queimá-la. Moisés ficou muito curioso e foi ver o que acontecia. Quando chegou perto da árvore, ouviu uma voz muito bonita e forte que dizia: “Moisés, tire as sandálias, porque a terra onde você está pisando é santa!”.
Então, ele percebeu que quem falava com ele era Deus. Rapidamente tirou as sandálias e se ajoelhou. Deus falou que ele tinha sido escolhido para libertar seu povo da escravidão do Egito e que deveria voltar para lá. Moisés ficou com muito medo. Ele não queria voltar naquele lugar, pois sabia que poderia ser morto pelo Faraó. Deus então falou:
— Eu irei com você, Moisés! Ficarei ao seu lado todo o tempo, e você pode chamar seu irmão Arão para lhe ajudar!.
— Eu irei com você, Moisés! Ficarei ao seu lado todo o tempo, e você pode chamar seu irmão Arão para lhe ajudar!.
Ainda assim Moisés ficou com medo. Então Deus continuou:
— O que é isso que você está segurando?
— É a minha vara de pastorear as ovelhas, Senhor.
— Jogue-a no chão!
— O que é isso que você está segurando?
— É a minha vara de pastorear as ovelhas, Senhor.
— Jogue-a no chão!
Moisés fez o que Deus pediu e levou o maior susto do mundo quando viu sua vara se transformar numa serpente! Ela parecia muito perigosa, o deixando com muito medo. Ele ficou ainda mais apavorado quando Deus ordenou:
— Agora pegue a serpente pela cauda.
— Agora pegue a serpente pela cauda.
Mesmo morrendo de medo, Moisés obedeceu e, quando pegou a serpente, ela se transformou numa vara novamente. Agora ele tinha certeza de que Deus estaria ao seu lado, e que não precisava ter medo de nada. Despediu-se da sua esposa, de seus filhos e de seu sogro e foi para o Egito. Lá, encontrou seu irmão Arão e deram um forte abraço um no outro. Estavam felizes por se reencontrarem! Juntos foram falar com Faraó. Ao entrarem no palácio, pararam na frente do trono dele e disseram:
— Deus nos mandou dizer que você deve libertar o povo dele!
— Deus nos mandou dizer que você deve libertar o povo dele!
Faraó não gostou daquela visita inesperada e, muito zangado, perguntou:
— Quem é Deus? Eu não O conheço e não vou deixar o povo ir.
— Quem é Deus? Eu não O conheço e não vou deixar o povo ir.
Moisés não gostou da resposta do Faraó e resolveu mostrá-lo o poder de Deus. Então, para espanto de todos, jogou a vara de pastor de ovelhas no chão, e Deus a transformou novamente numa serpente.
Imaginem o espanto e a cara assustada dos soldados egípcios e de todos que estavam ali junto ao Faraó! Todos fugiram assustados, e o Faraó subiu no trono com medo daquela serpente picá-lo. Começou a gritar:
— Tragam os meus feiticeiros e magos! Rápido, rápido!
— Tragam os meus feiticeiros e magos! Rápido, rápido!
Quando eles chegaram, Faraó lhes ordenou:
— Façam a mesma coisa que este Moisés fez! Transformem varas em cobras para provar que o que ele fez não é nada demais.
— Façam a mesma coisa que este Moisés fez! Transformem varas em cobras para provar que o que ele fez não é nada demais.
A serpente de Moisés ficou olhando para a cara de cada pessoa. Ela ameaçava picá-los e se preparava para o bote. Então, os magos e feiticeiros de Faraó também jogaram varas no chão. E sabem o que aconteceu? Elas também se transformaram em serpentes! Mas a serpente de Moisés era mais forte e parecia bem mais perigosa. Imaginem como ficou a sala do rei Faraó, cheia de cobras! Todos estavam desesperados. As serpentes olhavam umas para as outras, prontas para brigar. Mas Moisés sabia que a serpente dele era a verdadeira, pois foi Deus quem a fizera. Não era nenhuma mágica. Para provar que o seu Deus era o verdadeiro, a serpente de Moisés comeu todas aquelas serpentes falsas. Ficou gorda e muito barriguda. Todos ficaram ainda mais apavorados e saíram correndo da sala do trono.
A serpente, então, foi em direção a Faraó. Mas antes que ela avançasse nele, Moisés a pegou pela cauda, e ela voltou a ser uma vara de pastor de ovelhas. O restante da história vocês já sabem. Deus teve que enviar dez pragas que castigaram Faraó, sua família e todo o povo do Egito. Depois de tanto sofrimento, o Faraó não aguentou mais e libertou o povo de Deus, que pôde voltar à Canaã.
Aquela serpente conseguiu mostrar o poder de Deus para o povo mal. E agora quero contar um segredo: Deus pode fazer coisas incríveis para nos ajudar a mostrar o Seu poder, quando Ele precisa ou quando nós estamos em perigo. Nunca duvide deste poder!
Faça você mesmo as lembrancinhas
Clique
aqui⇨serpente usando gravata
Clique
aqui⇨Cobra com cortiça
Clique
aqui⇨manualidades biblicas
Clique
aqui⇨Quebra gelo/Dinâmica e jogos bíblicos
Comentários
Postar um comentário