Rotina para escola bíblica-parábola da moeda perdida
para classe mista de 5 a 12 anos
Louvor-Instrução:
10:00hs:
dança com tapete de música
Tia Cecéu 4 - A moeda perdida
Dinâmica ou
experiência bíblica
Instrução:
Deve ser dada
de maneira rápida e sem ler.
É uma maneira da
galerinha se descontrair e do líder introduzir o tema da lição.
Se preferir você
pode aplicar a dinâmica antes de começar a ministração assim a galerinha quebra
o gelo de uma maneira descontraída.
Dinâmica para igrejas e célula- para os maiores
Com antecedência, esconder 10 moedas (ter cuidado com moedinhas e crianças pequenas, nesse caso o ideal seria confeccionar moedas de EVA) em volta da sala. Colocar algumas à vista e outras mais escondidas.
Inicie dizendo: Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las. Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.
Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas. Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas. Se todas foram encontradas, continuar. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.
Após a contagem pergunte as crianças:
• Como você se sente quando acha uma moeda?
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.
Inicie dizendo: Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las. Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.
Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas. Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas. Se todas foram encontradas, continuar. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.
Após a contagem pergunte as crianças:
• Como você se sente quando acha uma moeda?
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.
Dinâmica para os pequenos:
Você vai precisar de uma moeda e três copos. Esconda a moeda em baixo de um copo e misture bastante, em seguida escolha alguém para tentar adivinhar onde está a moeda.
Você já perdeu o seu brinquedo favorito? - Você procurou por todos os lugares que podia imaginar? - Como se sentiu quando finalmente encontrou seu brinquedo? (espere respostas) No versículo que vamos abrir agora na Bíblia fala sobre encontrar o que foi perdido. Vamos ver?
Apresentação: Primeiro ler na Bíblia, depois no visual.
Lendo o Versículo:
“O Senhor disse: Com amor eterno Eu te amei...” (Jeremias 31:3)
Mensagem: Somos importantes e preciosos para Deus.
Nesse momento a galerinha vai ouvir a História Bíblica contada.
Perdida e Achada
O que é a dracma?
A dracma é uma moeda grega de prata de uso no primeiro século d. C , por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lu 15,8-9)
Gincana dos talentos:
Objetivo: Estimular a participação dos alunos
Desenvolvimento: Inicia-se a gincana contando a Parábola da Dracma Perdida. Ao final pergunta-se quem gostaria de ganhar moedas ou notas em cada aula , após as respostas, explica-se que por cada critério avaliado o aluno que conseguir alcançar o objetivo receberá uma moeda que se chamará DRACMA (mostrar um modelo) e a cada 10 dracmas ele poderá trocar por uma nota que se chamará TALENTO (mostrar um modelo). Após um período (3 meses, por exemplo) haverá uma feira chamada Feira dos Talentos e cada aluno levará suas dracmas e seus talentos para comprar o que quiserem da feira.
Sugestões de Critérios para serem avaliados:
• Pontualidade (1 dracma);
• Participação responder perguntas da história contada (1 dracma);
• Pontualidade (1 dracma);
• Participação responder perguntas da história contada (1 dracma);
• Comportamento (1 dracma);
• competição/dinâmica(1 dracma);
• Visitante (1 dracma);
• Novo aluno (10 dracmas)
• competição/dinâmica(1 dracma);
• Visitante (1 dracma);
• Novo aluno (10 dracmas)
OBSERVAÇÕES:
• Aquele que levar um novo aluno para a Oficina Bíblica de sábado receberá 10 dracmas.
Os alunos de turmas menores (até 5 anos, por exemplo) gostam muito de cofrinho, sendo assim, o ideal seria preparar um para cada criança (pode ser uma caixa de sapato encapada e com o nome do aluno);
• Os alunos de turmas maiores gostam muito de competir, nesse caso, o ideal seria preparar um cartaz bem bonito com o nome de cada um e em cada aula coloca-se o número de dracmas arrecadadas;
• Evite entregar aos alunos suas dracmas ou talentos para levarem para casa, pois poderão perdê-las ou esquecer de trazê-las no dia da feira.
• Os alunos de turmas maiores gostam muito de competir, nesse caso, o ideal seria preparar um cartaz bem bonito com o nome de cada um e em cada aula coloca-se o número de dracmas arrecadadas;
• Evite entregar aos alunos suas dracmas ou talentos para levarem para casa, pois poderão perdê-las ou esquecer de trazê-las no dia da feira.
REGRINHAS IMPORTANTES
Os talentos poderão ser trocados por brindes disponíveis na Feira dos Talentos;
A cada 10 DRACMAS o aluno poderá trocar por 1 TALENTO;
As dracmas e talentos perdidos não serão repostos;
Os talentos poderão ser trocados por brindes disponíveis na Feira dos Talentos;
A cada 10 DRACMAS o aluno poderá trocar por 1 TALENTO;
As dracmas e talentos perdidos não serão repostos;
DRACMAS EXTRAS: Haverá perguntas no final da aula valendo dracmas.
Seguem abaixo os modelos de Dracmas e Talentos:
Para baixar as imagens é só clicar com o lado
direito do mouse e salvar como:
Lendo o versículo
e a Mensagem Bíblica:
Agora a galerinha tem trazer
o vesículo decorado em forma de música.
Vai valer dois pontos (uma nota de 2 pontos).
Hora do Bate Papo- Atividade extra:
Momento de silêncio quem conversar a equipe toda perde ponto.
Perguntas valendo uma dracma(uma moeda) para quem acertar.
1- A casa da mulher tinha quantas janela?
R- Tinha uma janelinha.
2- Como era a casa da mulher?
R- A casa era escura.
3-Quantas moedas tinha a mulher?
R- 10 moedas
4-Quantas moedas a mulher perdeu?
R- Uma moeda
5-Por onde a mulher procurava a moeda?
R- Por toda parte,por toda a casa
6- Porque a moeda era tão importante para a mulher?
R- porque a mulher ganhou em seu casamento.
7- O que a mulher acendeu para enxergar melhore procurar a moeda?
R-Acendeu uma lamparina para poder enxergar melhor.
8-O que aconteceu quando a mulher encontrou a moeda?
R- ela ficou muito feliz.
9-Quem a mulher convidou para festejar com ela quando encontrou a moeda que estava perdida?
R-convidou suas amigas e vizinhas para festejarem com ela.
10- Nós somos tão preciosos para Deus que ele não quer que ficamos.....perdidos
Atividade e lembrancinha para levar para casa.
Para baixar as imagens é só clicar com o lado
direito do mouse e salvar como.
Desenho para imprimir
Oração de encerramento-agradecimento
Pedir para as crianças devolverem as sacolinhas e
crachás.
OBS: avisar que vai devolver no sábado
Espero todos e quem vai vir.
Quer mais atividades como esta clique aqui⇨Ministério infantil
Canal Youtube clique aquiOficina Bíblica
+ manualidades clique aqui⇨Manualidades
Comentários
Postar um comentário