a história de acã


História de Achan

A Bíblia está cheia de personagens menores que desempenharam papéis importantes nos maiores eventos da história de Deus.Neste artigo, vamos dar uma breve olhada na história de Achan - um homem cuja decisão pobre custou sua própria vida e quase impediu os israelitas de tomar posse de sua Terra Prometida.
fundo
A história de Acã é encontrada no livro de Josué , que conta a história de como os israelitas conquistaram e tomou posse de Canaã, também conhecida como a Terra Prometida. Tudo isso aconteceu cerca de 40 anos após o êxodo do Egito ea separação do Mar Vermelho - o que significa que os israelitas teriam entrado na Terra Prometida em torno de 1400 aC 
terra de Canaã foi localizado no que hoje conhecemos como o Oriente Médio. Suas fronteiras teriam incluído a maior parte do atual Líbano, Israel e Palestina - bem como partes da Síria e da Jordânia.
A conquista dos israelitas de Canaã não aconteceu de uma só vez. Pelo contrário, um general militar chamado Josué liderou os exércitos de Israel em uma campanha prolongada em que ele conquistou as cidades primárias e grupos de pessoas um de cada vez.
A história de Achan se sobrepõe à conquista de Jericó por Josué e sua (eventual) vitória na cidade de Ai.
História de Achan
Josué 6 registros de uma das mais famosas histórias do Velho Testamento -a destruição de Jericó . Esta impressionante vitória foi realizada não por estratégia militar, mas simplesmente por marchar em torno das muralhas da cidade por vários dias em obediência ao comando de Deus.
Depois desta inacreditável vitória, Josué deu o seguinte comando:
18  Mas mantenha longe das coisas consagradas, para que você não vai trazer a sua própria destruição, tendo qualquer um deles. Caso contrário, você fará o acampamento de Israel sujeito à destruição e trará problemas sobre ele. 19  Toda a prata eo ouro, e os objetos de bronze e ferro são sagrados para o Senhor e deve ir para o seu tesouro.
Josué 6: 18-19
Em Josué 7, ele e os israelitas continuaram seu avanço através de Canaã visando a cidade de Ai. Entretanto, as coisas não foram como planejaram, e o texto bíblico fornece a razão:
Mas os israelitas eram infiéis em relação às coisas devotadas; Acã, filho de Karmi, filho de Zimri, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou alguns deles. Então a ira do Senhor se acendeu contra Israel.
Josué 7: 1
Nós não sabemos muito sobre Achan como uma pessoa, à excepção de seu status como um soldado no exército de Joshua. No entanto, o comprimento da genealogia espontânea que ele recebe nesses versículos é interessante.O autor bíblico estava se esforçando para mostrar que Achan não era um estranho - sua história familiar se espalhou por gerações no povo escolhido de Deus. Portanto, sua desobediência a Deus como registrada no versículo 1 é ainda mais notável.
Depois da desobediência de Acã, o ataque contra Ai foi um desastre. Os israelitas eram uma força maior, mas foram derrotados e forçados a fugir.Muitos israelitas foram mortos. Voltando ao acampamento, Josué foi a Deus para obter respostas. Enquanto orava, Deus revelou que os israelitas haviam perdido porque um dos soldados tinha roubado alguns dos itens devotados da vitória em Jericó. Pior ainda, Deus disse a Josué que Ele não daria vitória novamente até que o problema fosse resolvido (ver versículo 12).
Josué descobriu a verdade, fazendo com que os israelitas se apresentassem por tribo e família, e então lançassem lotes para identificar o culpado. Tal prática pode parecer aleatória hoje, mas para os israelitas era uma maneira de reconhecer o controle de Deus sobre a situação.
Eis o que aconteceu a seguir:
16  Na manhã seguinte Josué tinha Israel vir para a frente por tribos, Judá foi escolhido. 17  Os clãs de Judá, veio para a frente, e zeraítas foram escolhidos. Ele fez com que o clã dos zeraítas se apresentasse por famílias, e Zimri foi escolhido. 18  Josué tinha sua família vir para a frente homem pelo homem, e Acã filho de Karmi, filho de Zinri, filho de Zera, da tribo de Judá, foi escolhido.
19  Então Josué disse a Acã: "Meu filho, dá glória ao Senhor, o Deus de Israel, eo honrarei. Diga-me o que você fez; Não o escondas de mim. "
20  Achan respondeu: "É verdade! Pecado contra o Senhor Deus de Israel. Isto é o que eu fiz: 21  Quando eu vi na pilhagem um belo manto da Babilônia , duzentas moedas de prata e uma barra de ouro pesando cinqüenta siclos, cobicei-os e levou-os. Eles estão escondidos no chão dentro da minha tenda, com a prata embaixo. "
22  Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda, e lá estava, escondido na sua tenda, com a prata por baixo. 23  Tomaram as coisas da tenda, trouxeram a Josué e todos os israelitas e espalhe-as diante do Senhor.
24  Então Josué, com todo o Israel, levou Acã, filho de Zera, a prata, o manto, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, jumentos e ovelhas, sua tenda e tudo o que tinha, ao Vale de Acor . 25  Josué disse: "Por que você trouxe para este problema em nós? O Senhor trará problemas hoje. "
Então todo o Israel o apedrejou, e depois de apedrejar o resto, os queimaram. 26  Ao longo Achan que amontoou uma grande pilha de pedras, que permanece até hoje. Então o Senhor se desviou da sua ira feroz. Portanto, esse lugar tem sido chamado de Vale de Achor desde então. 
Josué 7: 16-26
A história de Achan não é agradável, e pode sentir-se desagradável na cultura de hoje. Há muitos exemplos nas Escrituras onde Deus demonstra graça àqueles que O desobedecem. Nesse caso, porém, Deus escolheu punir Acão (e sua família) com base em Sua promessa anterior.
Não entendemos por que Deus às vezes age em graça e outras vezes age em ira. O que podemos aprender com a história de Achan, no entanto, é que Deus está sempre no controle. Ainda mais, podemos ser gratos que - apesar de ainda sofrer consequências terrenas por causa do nosso pecado - podemos saber sem dúvida de que Deus manterá sua promessa de vida eterna para aqueles que receberam a Sua salvação .


Por Sam O'Neal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog